Círio 2014

Foto: Ascom Prodepa
O aplicativo Kd a Berlinda? voltou a ser usado este ano durante as procissões do Círio de Nazaré. Só nas seis primeiras romarias, foram mais de 229 mil acessos – mais que o dobro do ano anterior (100 mil) – ao site, quando os fiéis acompanharam em tempo real a localização da berlinda. O serviço esteve disponível desde o Traslado para Ananindeua, na sexta-feira (10), e continuou ativo nas romarias Rodoviária e Fluvial, Moto Romaria e Trasladação, no sábado (11), e Círio, no domingo (12).
A ferramenta, desenvolvida pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), ainda vai monitorar mais cinco romarias, que foram acrescentadas ao serviço este ano: Ciclo Romaria, Romaria da Juventude, Romaria das Crianças, Procissão da Festa e Ré-Círio, chegando a onze procissões e totalizando 129,02 quilômetros monitorados pelo “Kd a Berlinda?”.
Uma das novidades deste ano é o uso da plataforma IOS, para Iphone e Ipad (o serviço já estava disponível na versão Android). Já são 12.458 downloads. Considerado um aplicativo nativo, é possível baixá-lo direto da loja dos aplicativos para o celular, de graça, e com um ícone já abrir direto no mapa para visualizar a localização da berlinda.
O sistema é georreferenciado. As coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. No site www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo. Como serviço de utilidade pública, a ferramenta é usada por profissionais de órgãos de saúde e segurança, imprensa e ainda por internautas.
O "Kd a Berlinda?" usa aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. O analista de sistemas Cláudio Moraes usou o serviço e aprovou. “Meu filho estava internado e recebeu alta durante a procissão do Círio. Como eu estava acompanhando o andamento da romaria pelo 'Kd a Berlinda?' e ele queria ver a santa, fomos direto para onde o aplicativo indicava e conseguimos assistir à passagem da imagem”, conta.
O aplicativo usa o serviço de mapa do Google, que oferece um indicativo de movimentação de trânsito de pessoas. A informação desse tráfego e intensidade também estará disponível ao usuário em cores, indicando o volume de pessoas ao redor da procissão.
A inovação tecnológica e a relevância social do aplicativo renderam a indicação ao prêmio Tela Viva Móvel 2013, na categoria Governo. A premiação destaca os melhores projetos de conteúdo para celulares e tablets de todo o Brasil, considerando três critérios principais: criatividade e inovação, relevância para o mercado brasileiro de conteúdo móvel e resultados obtidos.
Para que o projeto seja bem sucedido, a Prodepa conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Diretoria da Festa de Nazaré, Companhia de Informática de Belém e outros órgãos parceiros. “Temos acesso à berlinda graças à parceria com a Diretoria da Festa, que sabe a importância desse aplicativo, que ela própria usa para o seu planejamento”, diz o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Lourenço Monteiro.