Círio 2014



Foto: IVAN CARDOSO/ AG. PARÁ
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) premiou nesta quarta-feira (22) os vencedores do concurso de ornamentação de embarcações da Romaria Fluvial e certificou profissionais de turismo e comunicação que atuaram no receptivo turístico do Círio 2014, entre os dias 7 e 13 de outubro. As três embarcações vencedoras da categoria A (regionais) foram, em primeiro lugar, Jubileu III, da Trindade Navegação e Comércio Trinave Ltda.; o barco Antônio Lemos, da Franciscotur, de Castanhal, em segundo; e o Navio Luzeiro, da A. M. T. Tavares, em terceiro.
A categoria B (outros tipos de embarcações) teve como vencedores o navio Rondônia, locado pela Empresa de Navegação A. R. Transportes Ltda., que ficou com o primeiro lugar; e as embarcações Domingos Acatauassu Nunes, locada pela Henvil Transporte Ltda., e a Amazonas, da A. J. C. Navegação Ltda. – ME, que empataram no segundo lugar. O terceiro lugar ficou com o barco Gabriela II, da G. C. Rodrigues.
A diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, explicou que, além de reconhecer e premiar os vencedores do concurso, a iniciativa alcançou o objetivo de intensificar o trabalho da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental na garantia da segurança da navegação.
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, informou que o Pará recebeu 82 mil turistas e afirmou que, com ações como o concurso de ornamentação de embarcações da Romaria Fluvial e outras que relacionam o Círio de Nazaré com o turismo religioso, Paratur, Setur e parceiros atendem ao “novo papel do turismo na nova economia de mercado nacional e internacional”, em que o Pará representa a Amazônia.
Homenagem – Adenauer também destacou a importância do jornalista e escritor Carlos Rocque no contexto do Círio enquanto manifestação religiosa e histórica, já que ele, que presidiu a Paratur entre 1983 e 1986, foi o idealizador da Romaria Fluvial. Familiares do jornalista Carlos Rocque prestigiaram a cerimônia.
A gerente de Marketing da empresa Vale Verde Turismo, Aline Monteiro, que locou uma das embarcações vencedoras do concurso, enalteceu a iniciativa do concurso. “A Vale Verde Turismo há muito anos faz parte deste concurso, e muito nos honra receber essa premiação”, disse.
O decorador Edson Macedo Júnior, que concorreu pela embarcação Antônio Lemos, também foi um dos premiados, já que a decoração é um dos itens de avaliação. “Uma satisfação muito grande, porque concorremos com um trabalho feito com muito amor e dedicação à Nossa Senhora de Nazaré. Usamos 20 mil balões, tecidos e muitas flores naturais, além de levarmos uma berlinda que foi reverenciada pelos 300 participantes da romaria em nossa embarcação”, relatou.
Além do Troféu Carlos Rocque, elaborado em acrílico e com design que leva a marca turística do Pará, inspirada nas artes tapajônica, marajoara e araguaia, os vencedores também foram premiados com passeios turísticos ofertados pela Vale Verde Turismo e pelo hotel Gold Mar.
Os vencedores do concurso foram homenageados também com um exemplar de um livro escrito pelo jornalista Carlos Rocque e relançado este mês, com novas contextualizações sobre o Círio de Nazaré escritas por Adenauer Góes e pelo gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira. “Ficamos muito felizes com a homenagem, que resgata o trabalho do Carlos Rocque e com o lançamento do livro em que ele conta a história do Círio”, afirmou Dulce Rosa Rocque, irmã do jornalista.
Este ano a Paratur convidou novos jurados para a escolha das embarcações mais animadas e melhor decoradas que concluíram todo o trajeto da romaria e estavam de acordo com as regras de segurança da navegação determinadas pela Capitania dos Portos, parceira no prêmio.
Certificados – Durante a cerimônia de premiação, que ocorreu no mezanino do Espaço São José Liberto, a Paratur também deu certificados de participação aos estudantes de turismo que aderiram ao Programa Voluntários do Círio e participaram do receptivo turístico do Círio 2014, feito pela Paratur entre os dias 7 e 13, no Aeroporto de Belém, Terminal Rodoviário, Terminal Hidroviário e sede da Paratur.
Foram certificados Jose Kelly Castro Aleixo, Natália Brenda Guimarães Brandão, Eliana Oliveira da Silva, Fyama Eneyda de Sousa Cardoso, Álison Michael Tavares Mendes, Francisca das Chagas Alves dos Santos, Keila Mickaeli Souza e Silva, Danielle Almeida da Silva de Souza, Júlio Farias da Luz.
Também foram homenageados o assistente de Gestão em Turismo, Antonio Pinheiro, que representou os funcionários da Paratur que atuaram no receptivo; a estudante Jerusa Mota, que representou os estagiários envolvidos na ação; e Jairo Augusto Souza, estudante de jornalismo que representou os estagiários de comunicação que participaram da cobertura das ações da Paratur e do Círio 2014 neste período.
“Foi uma oportunidade excelente para mim, que estou me formando em turismo. Um aprendizado que vai certamente me ajudar em minha carreira profissional”, disse Alisson Michael Mendes, voluntário do Círio certificado pela Paratur.
Na oportunidade, o público e a imprensa puderam prestigiar, na Capela do São José Liberto, a exposição “Natureza, cultura e fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré”, por meio da qual a Paratur e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) narram a história do Círio, romarias, receptivo turístico, Auto do Círio, almoço do Círio, tradições e manifestações de fé, entre outros aspectos da quadra nazarena. A mostra pode ser visitada até o próximo dia 31.