Cultura
Foto: Cláudio Santos/ Ag. Pará
No próximo dia 21, o Instituto de Artes do Pará (IAP) apresenta “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”, projeto multimídia composto por livreto, CD e DVD, criado para resgatar e fazer reconhecer o trabalho dos grupos de pássaros juninos. O lançamento será em show dirigido por Félix Robatto, com Ana Clara Matos, Richelli Rodrigues, Nanna Reis, Larissa Leite, Camila Honda, Adriana Cavalcante, Aíla, Reginaldo Viana, ProeFex e Cronistas da Rua. Tudo gratuito, a partir das 20h, no anfiteatro do IAP.
O projeto, dos anos de 2012 e 2013, foi criado para que os Pássaros Juninos, manifestação cultural exclusiva do Pará, volte a ter a importância e o reconhecimento que teve no passado. O projeto apresenta como resultado um material multimídia, contando de forma abrangente o conceito da manifestação, como ela foi criada e a importância dela para os brincantes e guardiões dos Pássaros Juninos.
Para o DVD, foi produzido um documentário dirigido por Vladimir Cunha, que traz a origem dos Pássaros, seus principais agentes e os motivos que levam as pessoas a fazer desta manifestação sua profissão de fé. O projeto inclui ainda um CD tributo, com direção musical de Félix Robatto. O disco foi proposto com a ideia de aproximar a manifestação a um novo segmento de público. Nele estão releituras de músicas do repertório dos Pássaros Juninos, interpretadas por músicos contemporâneos de Belém, como Camila Honda, Felipe Cordeiro, Keila Gentil e Adriana Cavalcante.
História – Nascida na Belle Époque por volta do ano 1900, a manifestação dos Pássaros Juninos surgiu dos grandes espetáculos de ópera, dentro do Theatro da Paz, à época da efervescência cultural de Belém, impulsionada pelo ciclo econômico da borracha. Seus criadores eram os profissionais da coxia, camareiros, serventes e demais trabalhadores que viam os espetáculos apenas pelos bastidores e resolveram criar sua própria versão, encenando-a nos bairros de periferia onde moravam. A manifestação folclórica é considerada a única tipicamente de Belém.
Os cordões de Pássaros Juninos viveram anos de grande apogeu, mas nas quatro últimas décadas, desde que perdeu o local onde se apresentava, o Teatro São Cristóvão, a manifestação perdeu sua força. Por entender e importância da expressão, desde 2011 o IAP vem dando apoio e promovendo cursos e oficinas de aperfeiçoamento aos artistas fazedores dos Pássaros Juninos, resgatando e fortalecendo a tradição. Uma das iniciativas é a Revoada dos Pássaros, idealizada pelo professor João de Jesus Paes Loureiro e promovida anualmente pelo IAP para valorizar a manifestação popular.
Audiovisual – Dirigido por Vladimir Cunha, o documentário faz um passeio histórico pelos Pássaros Juninos, ressaltando sua origem nos tempos da chamada Belle Époque Amazônica. No filme, o diretor também aborda a questão da tradição transmitida nas famílias envolvidas no processo de encenação e repassadas a cada nova geração, pontuando a seriedade e comprometimento dos brincantes dos Pássaros Juninos.
“A impressão que dá é que não importa que deve ser feito, e sim o que é possível fazer a partir do que se tem”, diz o diretor. “O Pássaro é para ser brincado, para sublimar por alguns momentos a aridez cotidiana de quem vive nas áreas mais carentes de Belém e não tem tempo de dramatizar a própria vida. A balconista de supermercado, o feirante, o estudante de escola pública, todos renascidos durante algumas horas como condes, princesas, príncipes e fadas, antes que tudo acabe e a realidade se imponha novamente em seus aspectos mais opressores”, define.
Com direção musical de Luiz Félix Robatto, o CD faz um tributo aos pássaros juninos. Félix conta que a ideia principal foi trabalhar as músicas dos Pássaros Juninos com uma nova roupagem. “Tivemos a ideia de chamar essa gente nova do cenário musical da cidade para interpretar as antigas músicas de Pássaro Junino, trabalhando também em novos arranjos e uma pegada mais moderna, para que elas fiquem mais acessíveis ao público”, ressalta. “Será um show mais para cima, em que a gente pretende agitar o público que vier prestigiar”, afirma.
Serviço: Show de lançamento do CD e DVD do projeto “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará” Com Félix Robatto, Camila Honda, Ana Clara Matos, Nanna Reis, Richelli Rodrigues, Larissa Leite, Adriana Cavalcante, Aíla, Reginaldo Viana, ProeFx e Cronistas de Rua. Dia 21 de novembro, às 19h, no Anfiteatro do IAP (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré). Entrada franca.