Audiovisual
Foto: Divulgação
O Cineclube Alexandrino Moreira promove na segunda-feira (24) programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), e exibe o curta-metragem “Carolina”, de Jefferson D, e o documentário “A Negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo. As sessões começam às 19h, no teatrinho do Instituto de Artes do Pará (IAP), com entrada franca.
“Carolina” (2003) é ambientado no fim dos anos 50. A personagem central, Carolina de Jesus, denuncia a fome, o preconceito e a miséria com aquilo que escreve em seu diário, que se torna um sucesso editorial, editado em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada morre pobre. Algumas décadas se passam e as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria de milhões de pessoas.
Em “A Negação do Brasil” (2000), o diretor Joel Zito Brasil traz a discussão de tabus, preconceitos e estereótipos raciais, a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela – o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O diretor, baseado em memórias e pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnicas dos afro-brasileiros.
Serviço: O Teatrinho do IAP fica na Praça Justo Chermont, 236, em Nazaré.