No Hangar
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
A partir desta segunda (24) até sexta-feira (28), o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia recebe o 6º Fórum Nacional de Museus (FNM), que tem como tema “Museus Criativos”. O evento bienal é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pelas políticas públicas para o setor no Brasil. Nesta edição, o encontro tem a parceria da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (Minc) na organização.
O fórum tem por objetivo avaliar diretrizes para a Política Nacional de Museus, consolidando as bases para a implantação de um modelo de gestão integrado dos museus brasileiros, por meio do Sistema Brasileiro de Museus. O tema “Museus Criativos” compreende as instituições e processos que buscam incorporar em suas práticas e gestão possibilidades inovadoras de sustentabilidade nas quatro dimensões: social, cultural, econômica e ambiental.
Dentre as ações propostas pelo evento, está o painel “Estratégias de promoção voltadas para os museus: práticas e cenários de futuro”, promovido na terça-feira (25), a partir das 14h. O painel abrange temas como o reposicionamento dos museus e desafios em requalificar sua imagem institucional, o marketing com enfoque na gestão da marca/ imagem dos museus para comercialização de produtos e serviços culturais, o fortalecimento da marca do museu e as estratégias de relacionamento com o público.
A Incubadora Pará Criativo será apresentada como case regional no painel. A coordenadora de formação da incubadora, Lorena Moreira, fala sobre a participação no evento. “É importante pensarmos em novos espaços de inovação que não sejam os rotineiros. Ao longo deste primeiro ano de funcionamento, a incubadora conseguiu agregar empreendedores criativos que antes não se reconheciam como tal. A economia criativa é um elemento que potencializa os negócios no Estado e contribui para os processos colaborativos de inovação e os museus tem um papel fundamental neste aspecto”, diz.
A programação completa do 6° Fórum Nacional de Museus pode ser acessada no site do Ibram: https://sistemas.museus.gov.br. Mais informações: (91) 4006-2930.