Cultura
A Fonoteca Satyro de Melo, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCTPN) apresenta mais duas edições do projeto “Quarta as Quatro”. A cantora e compositora Giselle Griz e trio se apresentam nesta quarta (26) a partir das 17h. Na quinta (27) será a vez de o músico Daniel Dú Blues apresentar um workshop de guitarra, às 16h. As apresentações ocorrem no auditório Aloísio Chaves (3° andar do Centur). A entrada é franca.
Além de compositora e cantora, Giselle Griz também é instrumentista, intérprete, atriz e poeta. São mais de 30 anos de uma carreira que transita por diversos estilos musicais, que vão do pop ao blues.
Com um estilo inovador, a cantora já recebeu diversos títulos, como de melhor intérprete, em festivais de dentro e fora da capital. Sem contar que já participou de diversos shows de artistas populares, como Paulinho Moska, Chico César e Luciana Mello.
A cantora apresenta o espetáculo ao lado da banda formada por pelo trio Tynnoko Costa (piano), Mario Jorge (baixo) e João Moleque (bateria). Em seu repertório relembrará canções de artistas paraenses como “Pauapixuna”, de Paulo André e Rui Barata; “Cabelo açaizal” de Nilson Chaves e Joãozinho Gomes; e “Caxangá” de Fernando Brant e Milton Nascimento.
“Minha expectativa é que este show seja um momento de muito prazer, tanto pra nós quanto para o público e que possamos todos deixar que a música penetre em nossos corações nos trazendo mais amor e paz”, comenta a compositora.
Com mais de 30 anos de estrada, Daniel Dú Blues é carioca e está em Belém desde 1988. Começou a tocar guitarra como autodidata aos 14 anos e aos 16 já era profissional na sua terra natal, Rio de Janeiro, onde acompanhou diversos artista da esfera nacional.
Em Belém, o músico já participou de algumas bandas como “Solano Star”, “Nó Cego”, “O Orador” e “Blues Pirata”. Atualmente toca em sua própria banda, “Daniel Dú Blues Quarteto” e também dá aulas em seu estúdio que fica em sua casa.
Segundo o guitarrista, foi a partir dos anos 90, durante uma longa temporada em Barcelona, que se especializou e desenvolveu um único método de ensino autodidata com base no Blues e suas escalas, que envolve diversas técnicas de rápida aprendizagem.
No “Quarta as Quatro”, Daniel mostrará na prática o processo desenvolvido por ele através de um workshop, no qual ensinará a utilização das escalas pentatônicas e como aplicar cada uma nas técnicas de solo e criar melodias. “Espero ter boa participação do público e que possamos estar fazendo do espaço uma troca de ideias, tirando algumas dúvidas sobre técnicas usadas pelos ícones da musica e sobre o Blues por meio de um backing tracks”, comenta Daniel.
Serviço:
Giselle Griz e Trio, no dia 26 de outubro (quarta-feira), às 17h; e Workshop de Guitarra com Daniel Dú Blues, dia 27 de novembro (quinta-feira), às 16h. Todos os eventos serão realizados no auditório Aluisio Chaves (anexo da Fonoteca), 3° andar do Centur. Para mais informações: 98349-0441. A Entrada é franca.