Audiovisual
Foto: Ascom IAP
Neste mês de dezembro, o Cineclube Alexandrino Moreira faz programação especial de encerramento das atividades do ano. Na segunda-feira, 1 de dezembro, serão exibidos os filmes “Por Terra, Céu e Mar”, de Hilton Silva e Alan Rocha, e “Sementes de Ouro Negro”, de Carlos Barreto. As sessões ocorrem no teatrinho do Instituto de Artes do Pará (IAP), a partir das 19h, e têm entrada franca.
O documentário de Hilton Silva e Alan Rocha faz um registro histórico sobre a atuação dos combatentes paraenses na II Guerra Mundial e o Contingente da Amazônia, tema ainda pouco investigado. Com depoimentos e fotografias, os pracinhas revelam os desafios do combate, a forte relação de companheirismo e a necessidade de manutenção dos valores sociais e morais durante e após a guerra.
Em “Sementes de Ouro Negro”, Carlos Barreto retrata a história de Francisco de Melo Palheta, sargento-mor da força provincial do Grão-Pará, que em 1728 tinha uma dupla missão para desempenhar na Guiana Francesa: atestar a manutenção de um marco territorial na fronteira da província com o território francês e trazer para o Brasil sementes do café. A primeira etapa da missão era oficial, está documentada, mas a segunda não.
Serviço: Cineclube Alexandrino Moreira exibe “Por Terra, Céu e Mar” e “Sementes de Ouro Negro”. Dia 1 de dezembro, às 19h, no Teatrinho do IAP (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré). Entrada franca.