Cultura
Dois projetos resultantes da bolsa de criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística do Instituto de Artes do Pará (IAP) serão apresentados neste fim de semana: “Uma Coreografia Para a Minha Calça”, de Danilo Bracci, e "Redes: Em Busca de Um Pirão Coletivo", de Ana Marceliano. Ambos serão mostrados neste sábado (6), às 16h e 21h30, respectivamente, no Casarão do Boneco e na Praça Amazonas. A programação tem entrada franca.
O projeto de pesquisa e experimentação "Redes" reúne indivíduos integrantes de cinco grupos de artes cênicas componentes do Pirão Coletivo – Cia de Investigação Cênica, Cia de Teatro Madalenas, Dirigível Coletivo de Teatro, Projeto Vertigem e In Bust Teatro de Bonecos, para o desenvolvimento de uma rede de colaboração entre grupos de artes cênicas de Belém por meio da partilha de práticas e saberes.
Na pesquisa, Chronos, o tempo contado nos ponteiros do relógio, e Kayrós, o tempo do momento oportuno, se encontram e permitem com que a criação seja um jogo imprevisível em que o caos e a ordem brincam com as regras. O resultado é um experimento cênico inspirado na forma e movimento das redes colaborativas, a ser apresentado em espaços públicos. O espectador é convidado a compartilhar, se conectar e brincar com a experiência.
A atriz Ana Marceliano também é diretora teatral, produtora cultural e professora de teatro. Formada pelo curso de licenciatura plena em teatro da Escola de Teatro e Dança da UFPA, e pelo curso técnico em ator na mesma instituição, ela atua em Belém há 16 anos. É membro fundador do Dirigível Coletivo de Teatro e trabalha atualmente como gestora do espaço cultural Casa Dirigível.
“Uma Coreografia para Minha Calça” apresenta uma série de fotografias para além do figurino. O objeto interage com o bailarino, como uma extensão do seu corpo, registrando o processo de pesquisa em vídeo e fotografia. O projeto é do bailarino Danilo Bracci, licenciado em teatro pela Universidade Federal da Bahia e que tem larga pesquisa em dança.
Serviço: “Uma Coreografia para Minha Calça”, projeto de Danilo Bracci. Apresentação a partir das 16h de sábado (6), no Casarão do Boneco (Avenida Dezesseis de Novembro, 815, Cidade Velha). “Redes: Em Busca de Um Pirão Coletivo”, projeto de Ana Marceliano. Apresentação na Praça Amazonas (Cidade Velha), às 21h30.