Estereoscopia
A Galeria Theodoro Braga, da Fundação Cultural do Pará (FCPTN/Centur) recebe a última exposição do ano, contemplada no Edital de Pautas 2014. Nesta terça-feira, 9, às 19h, acontece a abertura da exposição de Francelino Mesquita, “Estereoscopia”. Já o Edital de Pautas para 2015 segue aberto para inscrições até o próximo dia 17 de dezembro.
Estereoscopia - Francelino Mesquita, um artista com raízes na engenharia e no desenho arquitetônico, já apresentou na própria Galeria Theodoro Braga sua investigação espacial baseada em tala de miriti. Mauritia Flexuosa, individual de 2008, trazia proposições formais instigantes, que flutuavam entre a escultura, a instalação e o desenho, haja visto seu efeito direto – as estruturas, reduzidas às suas linhas de construção em miriti – e seus efeitos residuais – as sombras, projetadas pela iluminação da galeria, em movimento, provocando novos desenhos.
Em Estereoscopia, o artista aprofunda sua pesquisa no material (sai da superfície – a tala – e mergulha em sua carne íntima – a bucha), permitindo novas oscilações do pensamento acerca da matéria-viva, e culturalmente peculiar, do miriti: sua leveza retrabalhada sob o escopo da densa materialidade da escultura.
A estereoscopia, de modo literal, seria a técnica utilizada para obter informações tridimensionais a partir das imagens colhidas em duas fontes, dois pontos diferentes. Em nós, humanos, essas duas fontes são os olhos, e o que faz o cérebro ao processar essas informações é criar uma sensação visual, fundamental para nos situarmos e vivermos a espacialidade do mundo. Se a arte é, como muitos ainda creem, um mero simulacro, aqui reafirma que, na vida, há ilusões absolutamente imprescindíveis.
Serviço: Exposição “Estereoscopia” - de Francelino Mesquita. Vernissage nesta terça-feira, 9, às 19h. Visitação até 9 de janeiro de 2015, de segunda a sexta, das 9h às 19h, na Galeria Theodoro Braga - Subsolo do Centur. Entrada Franca. Mais informações: (91) 3202-4313.