Cultura
Foto: Ascom IAP
Nesta quarta-feira (10), o Circuito das Artes apresenta o trabalho do ator, pesquisador e animador Cássio Tavernad, a animação 'Chico Tripa' (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
O Circuito das Artes do Instituto de Artes do Pará (IAP), iniciado no dia 3 de dezembro, continua a apresentar os resultados dos trabalhos dos bolsistas de 2014. São 30 trabalhos, em diversas linguagens, cujos autores foram contemplados com a Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação do IAP.
Nesta quarta-feira (10) será apresentado o trabalho do ator, pesquisador e animador Cássio Tavernad. “Chico Tripa” narra a história de um clown que ganha novos ares dentro da animação. O pesquisador realiza um relato de sua pesquisa, contando todo o processo de criação desta nova animação e nuances da personagem “Chico Tripa”.
Na quinta-feira (11), o artista plástico Jocatos promove a vernissage para a instalação “Casa do caboclo João de Barro”. A apresentação será na Ilha de Caratateua, distrito de Outeiro, onde o artista realizou sua pesquisa.
No dia 12, sexta-feira, será a vez da dança ganhar os palcos. A bailarina Waldete Brito apresentará o trabalho “Coreológicas Belém”. Mestre e doutora em Artes Cênicas, coreógrafa e pesquisadora em dança, Waldete criou um espetáculo de dança contemporânea, fundado nos estudos coreológicos da linguagem coreográfica do bailarino Rudolf Laban e da coreógrafa e pesquisadora Isabel Marques, reproduzindo uma interação entre coreografia, bailarino e público. A apresentação será na Sala de Dança do IAP.
Além de Waldete, o IAP receberá, também no dia 12, o designer de joias Teodoro Negrão, com o relato “Joias Orgânicas”, projeto que desenvolve o estudo sobre joias orgânicas e realiza uma exposição com criações que ousam em formas inspiradas nas expressões da natureza, aproximando a joalheria da arte.
Instalação - No dia 13, sábado, o município de Marabá, no sudeste do Pará, receberá a instalação “Arte e território (s)”, de Antônio Botelho. O artista inaugurou o Circuito das Artes com um relato de sua pesquisa no Teatrinho do IAP. Agora ele irá a Marabá, onde o trabalho vem sendo desenvolvido.
Ainda no sábado, os pesquisadores Karoline Dominguez e Renan Santos do Rosário apresentarão os espetáculos “Para Além do Tempo” e “Pulsar”, respectivamente. Ambos têm como palco a unidade Cidade Nova da Escola de Danças Clara Pinto, em Ananindeua, município onde as pesquisas foram desenvolvidas.
O dia 13 terá ainda o espetáculo “Ouro Fino”, do músico Allan Carvalho, que apresentará na sede do Arraial do Pavulagem o trabalho sobre a construção de uma mostra musical retratando a vida e obra de José Ribamar Cardoso, o “Mestre Cardoso”, usando xote, coco, samba, carimbó e, especialmente, as toadas de boi.
Quem encerra o sábado é novamente o artista plástico Jocatos, com sua instalação no Atelier II – Espaço de Expressão Cultural, em Belém.
O Circuito das Artes 2014 do IAP tem programação até 31 de janeiro de 2015.
Serviço: Circuito das Artes 2014 do Instituto de Artes do Pará. Todas as apresentações têm entrada franca.
Programação de 10 a 13 de dezembro
Dia 10 – “Chico Tripa”, de Cássio Tavernard – no Teatrinho do IAP
Dia 11 – “Casa do caboclo João de Barro”, de Jocatos – na Rua Enock Pinto, 33, entre Avenida Nossa Senhora da Conceição e Avenida Beira Rio – Outeiro
Dia 12 – “Joias Orgânicas”, de Teodoro Negrão – no Teatrinho do IAP
Dia 12/12 – “Coreológicas Belém”, de Waldete Brito – na Sala de Dança do IAP
Dia 13 – “Para Além do Tempo”, de Karoline Dominguez – na Unidade Cidade Nova da Escola de Danças Clara Pinto – Ananindeua
Dia 13 – “Pulsar”, de Renan Santos do Rosário – na Unidade Cidade Nova da Escola de Danças Clara Pinto – Ananindeua
Dia 13 – “Oura Fino”, de Allan Carvalho – na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard Castilhos França, 738, em frente à Praça dos Estivadores, Campina.
Dia 13 – “Arte e Território(s)”, de Antônio Botelho – no Galpão de Artes de Marabá
Dia 13 – “Casa do caboclo João de Barro”, de Jocatos – no Atelier II – Espaço de Expressão Cultural – Travessa Pirajá, 2050, entre Avenida Almirante Barroso e Avenida João Paulo II.
Tags
cultura iap arte
Relacionadas
-
Gratuito
Festival Psica estreia edição de verão no Marajó com Duda Beat, Tribo de Jah e Mombojó
A praia de Joanes, na Ilha do Marajó, será palco da primeira edição do Festival Psica no Verão Amazônico nos dias 17 e 18 de julho. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas nacionais, atrações da... -
Literatura
Arquiteta paraense Carla Abreu lança livro de crônicas em Belém no dia 18 de junho
A estreia da arquiteta paraense Carla Abreu na literatura será celebrada no dia 18 de junho, com o lançamento do livro Corte A, em Belém. O evento ocorre às 18h, no Atrium Quinta das Pedras, e contará... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
Sonora Brasil circula pelo país com o tema Reverberações Afro e Indígenas
O Sesc apresenta a 28ª edição do Sonora Brasil, um dos principais projetos de circulação musical do país, que neste ano traz o tema “Reverberações Afro e Indígenas”. A abertura oficial será realizada... -
Fé & Cultura
Capanema celebra 50 anos do Corpus Christi com semana de programação cultural, religiosa e artística
O município de Capanema já vive o clima de uma das celebrações mais importantes de sua história. Em 2026, o tradicional Corpus Christi completa 50 anos, consolidando-se como um dos maiores eventos de...