Cultura
Foto: Ascom IAP
O Circuito das Artes do Instituto de Artes do Pará (IAP), iniciado no dia 3 de dezembro, continua a apresentar os resultados dos trabalhos dos bolsistas de 2014. São 30 trabalhos, em diversas linguagens, cujos autores foram contemplados com a Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação do IAP.
Nesta quarta-feira (10) será apresentado o trabalho do ator, pesquisador e animador Cássio Tavernad. “Chico Tripa” narra a história de um clown que ganha novos ares dentro da animação. O pesquisador realiza um relato de sua pesquisa, contando todo o processo de criação desta nova animação e nuances da personagem “Chico Tripa”.
Na quinta-feira (11), o artista plástico Jocatos promove a vernissage para a instalação “Casa do caboclo João de Barro”. A apresentação será na Ilha de Caratateua, distrito de Outeiro, onde o artista realizou sua pesquisa.
No dia 12, sexta-feira, será a vez da dança ganhar os palcos. A bailarina Waldete Brito apresentará o trabalho “Coreológicas Belém”. Mestre e doutora em Artes Cênicas, coreógrafa e pesquisadora em dança, Waldete criou um espetáculo de dança contemporânea, fundado nos estudos coreológicos da linguagem coreográfica do bailarino Rudolf Laban e da coreógrafa e pesquisadora Isabel Marques, reproduzindo uma interação entre coreografia, bailarino e público. A apresentação será na Sala de Dança do IAP.
Além de Waldete, o IAP receberá, também no dia 12, o designer de joias Teodoro Negrão, com o relato “Joias Orgânicas”, projeto que desenvolve o estudo sobre joias orgânicas e realiza uma exposição com criações que ousam em formas inspiradas nas expressões da natureza, aproximando a joalheria da arte.
Instalação - No dia 13, sábado, o município de Marabá, no sudeste do Pará, receberá a instalação “Arte e território (s)”, de Antônio Botelho. O artista inaugurou o Circuito das Artes com um relato de sua pesquisa no Teatrinho do IAP. Agora ele irá a Marabá, onde o trabalho vem sendo desenvolvido.
Ainda no sábado, os pesquisadores Karoline Dominguez e Renan Santos do Rosário apresentarão os espetáculos “Para Além do Tempo” e “Pulsar”, respectivamente. Ambos têm como palco a unidade Cidade Nova da Escola de Danças Clara Pinto, em Ananindeua, município onde as pesquisas foram desenvolvidas.
O dia 13 terá ainda o espetáculo “Ouro Fino”, do músico Allan Carvalho, que apresentará na sede do Arraial do Pavulagem o trabalho sobre a construção de uma mostra musical retratando a vida e obra de José Ribamar Cardoso, o “Mestre Cardoso”, usando xote, coco, samba, carimbó e, especialmente, as toadas de boi.
Quem encerra o sábado é novamente o artista plástico Jocatos, com sua instalação no Atelier II – Espaço de Expressão Cultural, em Belém.
O Circuito das Artes 2014 do IAP tem programação até 31 de janeiro de 2015.
Serviço: Circuito das Artes 2014 do Instituto de Artes do Pará. Todas as apresentações têm entrada franca.
Programação de 10 a 13 de dezembro
Dia 10 – “Chico Tripa”, de Cássio Tavernard – no Teatrinho do IAP
Dia 11 – “Casa do caboclo João de Barro”, de Jocatos – na Rua Enock Pinto, 33, entre Avenida Nossa Senhora da Conceição e Avenida Beira Rio – Outeiro
Dia 12 – “Joias Orgânicas”, de Teodoro Negrão – no Teatrinho do IAP
Dia 12/12 – “Coreológicas Belém”, de Waldete Brito – na Sala de Dança do IAP
Dia 13 – “Para Além do Tempo”, de Karoline Dominguez – na Unidade Cidade Nova da Escola de Danças Clara Pinto – Ananindeua
Dia 13 – “Pulsar”, de Renan Santos do Rosário – na Unidade Cidade Nova da Escola de Danças Clara Pinto – Ananindeua
Dia 13 – “Oura Fino”, de Allan Carvalho – na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard Castilhos França, 738, em frente à Praça dos Estivadores, Campina.
Dia 13 – “Arte e Território(s)”, de Antônio Botelho – no Galpão de Artes de Marabá
Dia 13 – “Casa do caboclo João de Barro”, de Jocatos – no Atelier II – Espaço de Expressão Cultural – Travessa Pirajá, 2050, entre Avenida Almirante Barroso e Avenida João Paulo II.