Cultura
O concerto será realizado nesta sexta-feira (16) na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, na Diocese de Castanhal, nordeste do Pará (Foto: Secom)
Nesta sexta-feira (16), às 20h30, a Catedral Santa Maria Mãe de Deus, na Diocese de Castanhal, nordeste do Pará, recebe o concerto “Um Canto para Maria”. O evento, realizado pela ONG Rede Solidária Pará, reúne sete corais institucionais e uma orquestra em apresentação que homenageia Nossa Senhora de Nazaré. O objetivo é levar músicas marianas a vários pontos da cidade no período do Círio, além de municípios próximos.
No dia 7 de outubro o evento lotou a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. No ano passado o concerto foi um sucesso em Castanhal. Realizada desde o ano 2000, a apresentação já se tornou uma tradição dentro da programação cultural que antecede o Círio de Nazaré. No início, as apresentações ocorriam em teatros e o repertório era mais erudito. Em 2011, o evento passou a ser realizado em igrejas e as músicas passaram a ser mais populares.
A entrada para o concerto custa um brinquedo novo que será doado para a 5º edição do projeto Natal D'Água, promovido pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), órgão ligado à Casa Civil, e que conta com a parceria de instituições da sociedade civil e entidades ligadas à classe empresarial paraense. O projeto social foi criado em 2011 para atender apenas os ribeirinhos de ilhas do entorno de Belém. No ano passado, 14 mil famílias de dezesseis municípios foram beneficiadas com cestas básicas e cerca de 60 mil crianças com a entrega de brinquedos.
Estão no repertório músicas tradicionais e as que são cantadas todos os anos durante as procissões do Círio. Além da solista Patrícia Oliveira, se apresentam este ano, como convidado, o solista Murilo Guerra, e os corais Fazendart (da Secretaria da Fazenda), Angelorum, Timbres (da Susipe), Canto Pará (da Previdência Social), Tamba Tajá (dos Correios), Conselheira Eva Andersen Pinheiro (do TCE), Vozes (da Adepará) e Belém Pop Orquestra com regência do maestro Tinoko Costa.
O concerto “Um Canto para Maria” ainda terá mais uma apresentação que ocorre no dia 18 de novembro, às 20h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.
Serviço: Concerto “Um Canto para Maria”. Dia 16, às 20h30, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal. A entrada custa um brinquedo novo que será doando para crianças ribeirinhas.
Tags
cultura NAC
Relacionadas
-
CulturaPortinari encanta paraenses no Museu do Estado
-
CulturaPúblico tem até domingo para conferir exposição com obras de Portinari
-
CulturaPúblico tem até domingo para conferir exposição com obras de Portinari
-
Exposição de Cândido Portinari abre dia14 em Belém com entrada franca
-
CulturaExposição de Portinari levou 13 mil ao Museu do Estado
-
Belém 400 anosObra do autor Augusto Meira Filho será relançada durante comemorações de 400 anos da cidade
-
Belém 400 anosObra do autor Augusto Meira Filho será relançada durante comemorações de 400 anos da cidade