Desenvolvimento
Pensar os estados da Amazônia de forma unificada, respeitando as peculiaridades sub regionais, é o desafio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), afirmou o governador Simão Jatene, durante o encontro que aconteceu no fim da manhã desta quinta-feira (5), no Palácio do Governo, com Paulo Roberto Correia, que assumiu recentemente a superintendência do órgão.
O governo do Estado reafirmou o apoio aos projetos da Sudam que promovam o desenvolvimento da Amazônia, com foco nas peculiaridades regionais. “Temos dificuldade em falar do nordeste sem falar nos ‘nordestes’ que ele tem. Não dá pra falar da Amazônia, sem falar nas ‘Amazônias’ que a Amazônia tem. São interesses e necessidades diversos e isso cria um complicador regional”, ponderou Jatene ao lembrar que a realidade amazônica era mais homogênea entre as regiões nas décadas passadas e que hoje há várias realidades dentro de uma mesma região.
Acompanhado da diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam, Keila Rodrigues, o novo superintendente da Sudam disse que a visita foi cordial e que a nova gestão busca criar uma união entre os governos dos estados da Amazônia. “Essa relação praticamente não existia nos últimos anos e estamos trabalhando nisso. O governador foi bastante receptivo e se comprometeu a nos ajudar nesse sentido”, disse Paulo Roberto Correia.
Para ele o encontro foi importante para aproximação da Sudam com o Governo do Pará. “O governador tem várias ideias sobre o desenvolvimento regional, como os fundos que podem ser implementados, e nós queremos construir juntos para que essas ideias possam se tornar realidade e ajudar o Pará e os outros estados da região”, complementou.