Segurança

Escola Estadual Gondim Lins, na Cidade Nova, recebe ação de segurança

Começou nesta segunda-feira (28) a reestruturação do espaço interno da Escola Estadual Professor Antônio Gondim Lins, na SN-21, do Conjunto Cidade Nova V, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. O trabalho, que tem caráter emergencial e como objetivo reforçar a segurança, começou com a retirada da vegetação, já que assaltantes aproveitavam o mato nas laterais dos blocos para se esconder e entrar no estabelecimento de ensino.

O trabalho é parte do conjunto de ações de prevenção à violência na escola, definidas em reunião de gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe) da Polícia Militar, no dia 10 deste mês, com a direção, professores e membros do conselho escolar. Técnicos da empresa contratada pela Seduc começaram a retirar o capim com o uso de um trator-escavadeira. Os serviços, que prosseguem ao longo desta semana, serão concluídos na próxima, com o uso de duas escavadeiras, uma Patrol e uma caçamba basculante.

Em atendimento às demandas identificadas pela comunidade escolar na reunião com os gestores da Seduc, na própria escola, técnicos da Diretoria de Recursos Tecnológicos e Imobiliários da Secretaria Adjunta de Logística Escolar já elaboraram o orçamento da revisão elétrica e de outros serviços na área de segurança para esta e outras quatro escolas estaduais na área da “Gondim Lins”: escolas Oneide Tavares, Paraense, Luiz Nunes Direito e Francisco Paulo Mendes.

A Seduc e as escolas da área solicitaram à Polícia Militar o reforço do policiamento no entorno das unidades escolares, de forma a dar maior segurança aos estudantes e professores. Nesse sentido, serão intensificadas as rondas policiais e o fluxo de informações entre os gestores escolares e a PM.

Além dessas ações, a Seduc programa ações do projeto Bem Conviver nas comunidades. O Bem Conviver viabiliza reuniões periódicas entre gestores e professores de escolas estaduais, pais de alunos e dirigentes de instituições com policiais militares, para o enfrentamento de situações de violência no ambiente escolar e nas vias de acesso dos locais.


Tags

Educação SEDUC Segurança