Marajó
O Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, realiza ações educativas em alusão ao Dia Mundial da Saúde (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Alterações de humor, crises de choro, tristeza e desesperança. São alguns dos principais sintomas da depressão pós-parto. Essas e outras informações serão repassadas nesta sexta-feira, 7, no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, durante ações educativas destinadas aos colaboradores, usuários e acompanhantes, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que este ano tem como tema a depressão, que atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo e é a segunda causa de suicídio entre jovens.
Com assistência de alta complexidade para várias especialidades, inclusive em obstetrícia, o hospital tem um intenso fluxo de atendimento de partos de alto risco. Em 2016, foram 338, entre normais e cesáreas, que corresponde a uma média mensal de pouco mais de 40 procedimentos. A prevenção contra a depressão ganha destaque no atendimento das grávidas, especialmente, durante o pré-natal das pacientes encaminhadas para o regional.
De acordo Luana Matos, responsável pelo setor de Psicologia do hospital, as ações preventivas contra a depressão são realizadas regularmente no atendimentos das mães. “A depressão pós-parto ocorre logo após o parto. Normalmente esses quadros se desenvolvem em função de alterações hormonais decorrentes do fim do período gestacional”, pontuou.
O trabalho de humanização no atendimento aos usuários tem um cuidado redobrado junto à maternidade, tendo em vista que o HRPM está em busca da certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), da Unicef, por meio do Ministério da Saúde. Por isso promove, entre outras ações, orientação e treinamento às gestantes e mães sobre vários aspectos da gravidez, por intermédio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), no espaço de acolhimento às mães com bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica.
“Durante o atendimento, elas recebem orientações da equipe multidisciplinar sobre a prevenção desse mal que afeta milhares de pessoas no mundo”, disse Luana, comentando que não há uma única causa para depressão pós-parto. Fatores físicos, emocionais e de estilo de vida podem influenciar de alguma forma no surgimento da doença.
Quando a equipe identifica usuária com sintomas da depressão, ela é encaminhada à psicologia e, se necessário, para atendimento na rede pública especializada. São vários os sintomas, que têm diferentes graus de intensidade, entre eles, choro sem motivo, irritabilidade, intolerância, insônia, inapetência, agressividade e passividade.
Luana esclarece que diversos fatores podem provocar a depressão, entre eles, gravidez indesejada, falta de apoio familiar, passado com situação de perda, aborto. "Isso tudo somatiza e a possibilidade de evoluir para quadro depressivo é muito grande", afirma a psicóloga.
Segundo levantamento da Fundação Oswaldo Cruz, o transtorno atinge uma em cada quatro mulheres no Brasil, mais de 25% das mães brasileiras. A atividade educativa no HRPM pelo Dia Mundial da Saúde é organizada e desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com rodas de conversa, palestras, apresentação de vídeos e distribuição de panfletos sobre o tema.
Serviço:
O HRPM funciona na Av. Rio Branco, nº 1.266, e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Iinformações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.
Tags
Saúde Região Marajó Regional Breves Hospital Regional do Marajó
Relacionadas
-
Gratuito
Festival Psica estreia edição de verão no Marajó com Duda Beat, Tribo de Jah e Mombojó
A praia de Joanes, na Ilha do Marajó, será palco da primeira edição do Festival Psica no Verão Amazônico nos dias 17 e 18 de julho. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas nacionais, atrações da... -
Abaetetuba
Experiências práticas fortalecem a formação médica na Amazônia
Enquanto muitos estudantes de Medicina passam a maior parte da graduação em hospitais e unidades de saúde, a acadêmica Mayara Vilhena Maués, do quinto período de Medicina da Afya Abaetetuba, teve a op... -
Mudanças
Nova atualização da NR-1 reforça atenção das empresas à saúde mental e gestão de riscos no ambiente de trabalho
Entrou em vigor nesta semana a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho em todo o país. A nova regulamentação traz mudanç... -
Saúde
Belém terá atendimento gratuito de exames de ultrassom para a população local
A população de Belém terá acesso gratuito a exames de ultrassom de região cervical e partes moles por meio de uma ação promovida pela Afya Educação Médica Belém. Ao todo, serão disponibilizadas 600 va... -
Alerta
Sentir dor não é normal: o risco de silenciar sinais do próprio corpo
Em um mundo cada vez mais acelerado, em que a rotina exige produtividade constante, a dor costuma ser tratada como um incômodo passageiro, algo a ser silenciado com um analgésico e ignorado. Mas esse... -
SociobioeconomiaGuia Prático de Manejo de Açaizais foi a publicação mais baixada do acervo digital do IFT em 2025
-
SociobioeconomiaGuia Prático de Manejo de Açaizais foi a publicação mais baixada do acervo digital do IFT em 2025