Segurança

Segup leva ação de prevenção e cidadania ao bairro da Terra Firme

Entre os serviços oferecidos na ação deste sábado (5) estavam: emissão de RG, atendimento médico e odontológico, escovódromo, atrações culturais, corte de cabelo, informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado, podólogo, massoterapia e orientações do Detran à comunidade sobre trânsito seguro, com distribuição de material informativo e atividades para crianças.

Em continuidade às ações de enfrentamento da criminalidade, iniciadas na última quarta-feira dia (2), por determinação do governador do Estado, Helder Barbalho, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), promoveu, neste sábado (5), uma ação de prevenção cidadania e segurança no bairro da Terra Firme, uma das áreas elencadas por ter a mancha criminal com altos índices.

Após sete anos sem documento de identidade, Alice Valente, de 22 anos, aproveitou a ação para tirar o novo documento. Sem o RG ela conta que teve muitas dificuldades. “Eu não consegui abrir conta em banco, alguns atendimentos eu não conseguia, pois não aceitavam minha carteira de trabalho e agora vai melhorar muito. Eu já vinha tentando tirar meu RG até em outros bairros mais longe e não tive sucesso, até porque com a gestação fiquei sem tempo”, afirmou Alice que também recebeu atendimento pediátrico para a filha. 

Entre os serviços oferecidos na ação deste sábado (5) estavam emissão de RG, atendimento médico e odontológico, escovódromo, atrações culturais, corte de cabelo, informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado, podólogo, massoterapia e orientações do Detran à comunidade sobre trânsito seguro, com distribuição de material informativo e atividades para crianças como pinturas com a temática trânsito.

A ação visa garantir serviços para a população e o diálogo junto aos órgãos de Segurança. O encontro oportuniza, ainda, o debate dos problemas que rondam as comunidades, assim como traçar medidas de prevenção, a fim de reduzir a criminalidade.

“O trabalho da polícia não é só de repressão e ostensividade, além disso a polícia também orienta, cuida e tem que estar em parceria com a comunidade. O bairro da Terra Firme foi escolhido nesse primeiro momento para receber essa ação, após um levantamento do setor de inteligência sobre os indicies de criminalidade e com esse tipo de atuação que conta com o reforço do policiamento iniciado desde o dia 2 e ações de cidadania e prevenção como a de hoje, buscamos reduzir esses números”, avaliou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.

Ao todo, foram realizados cerca de 3 mil atendimentos, entre emissão de RG, carteiras de trabalho, atendimento pediátrico, clínico, verificação de glicêmica, testes rápidos de HIV e atendimento odontológico com orientação de higiene bucal, limpeza e aplicação de flúor, além de orientação jurídica e cortes de cabelo.

Para a delegada Silvia Rego, diretora da Diprev, a parceria entre a comunidade do bairro e a segurança pública é fundamental para um atendimento mais efetivo. “A Segup junto aos demais órgãos da segurança está priorizando o serviço do 181 (dique-denuncia) com a comunidade, para que o delay, tempo entre o envio e o recebimento da informação, seja o menor possível. Então essa ação, além de trazer esses serviços e debates objetiva esse pedido para a população para que trabalhem conosco através do 181, na busca por uma maior segurança”, afirmou.

O evento realizado na Paróquia São Domingos de Gusmão, teve a participação de cerca de 150 servidores de varias áreas como saúde e segurança e também contou com a presença da deputada estadual Nilse Pinheiro e vereador Sargento Silvano.

Tags

ação de cidadania segup

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.