Trânsito

Detran bloqueia retornos na BR-316, em Ananindeua

O Departamento de Trânsito do Estado realizou, na madrugada desta sexta-feira (18), o fechamento dos dois retornos existentes nos quilômetros 4 e 6 da BR-316, em Ananindeua. Doze agentes de fiscalização do Detran trabalham nesta operação para garantir a fluidez no trânsito e a segurança viária de motoristas, ciclistas e pedestres que trafegam pela rodovia durante as mudanças, necessárias devido às obras do BRT Metropolitano.

Os agentes de fiscalização do Detran iniciaram os trabalhos de bloqueio às 22h desta quinta-feira e finalizaram 4h da madrugada de hoje. O retorno no quilômetro 8 está liberado liberado para fluxo. Os motoristas que estiverem na via Belém-Marituba e quiserem pegar a pista decrescente, a primeira opção de retorno é em frente ao posto de combustíveis Pará Vip. Já quem trafega pela via Marituba-Belém, terá que pegar o viaduto para voltar ao fluxo crescente.

De acordo com o diretor geral do órgão, João Guilherme Macedo, foi feita uma reunião com todas as equipes posicionadas nos retornos fechados e os agentes informaram que o trânsito está fluindo mais rapidamente. Por isso, a ação foi avaliada positivamente.

"Nesse período de adaptação dos condutores, as equipes de fiscalização estarão a partir de 6h30 até o tempo que for necessário, tanto nos retornos fechados, quanto no retorno da Pará Vip. Ainda estamos tendo problemas, o trânsito ainda está um pouco lento, a adaptação é lenta, pois o condutor não está acostumado e acaba demorando um pouco para assimilar a ideia. Mas a princípio, os três retornos terão acompanhamento diário de nossas equipes de agentes", pontuou João. 

Ainda de acordo com o representante do Detran, tanto condutor quanto pedestre não estão enfrentando transtornos em decorrência da obra, mas, com o avançar dos trabalhos, as pistas serão estreitadas e o órgão reconhece que haverá uma dificuldade no deslocamento de veículos.

"Por isso, estamos fazendo um trabalho preventivo, justamente para tornar mais tranquila essa transição. Quando chegar na hora do transtorno, ao mexer nas pistas, asfaltamento, ciclovia, pavimentação da via expressa do BRT, esperamos que com a reeducação do condutor e do pedestre o transtorno seja o menor possível”, finalizou o diretor. 

Tráfego de veículos pesados - A partir do dia 1° de fevereiro,  o tráfego de caminhões na BR-316 será restrito entre 7h e 10h da manhã e de 17h até às 21h da noite.

BRT Metropolitano - A obra do BRT Metropolitano compreende um trecho de 10,8 quilômetros, do Entroncamento até Marituba, e envolve a implantação de pistas exclusivas para os ônibus. O projeto, inicialmente, vai priorizar a remoção de postes e redes mantidas pela concessionária de energia elétrica e empresas de telecomunições. No local serão construídas 13 estações de passageiros e 11 passarelas de pedestres.

Texto: Ascom Detran

Tags

Ananindeua br-316 detran trânsito

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder