Altamira
“Cuidei dos meus pais quando ficaram hospitalizados, mas encontrei muitas dificuldades”. O depoimento é da dona de casa Maria do Socorro Alves, uma das participantes do Workshop Capacitando Quem Cuida, promovido gratuitamente pelo Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, no sudoeste do Pará.
Durante o curso, ministrado por profissionais do HRPT das áreas de enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, as 30 participantes aprenderam, na teoria e na prática, sobre higiene pessoal, como evitar a formação de feridas pelo corpo do paciente ao realizar a mudança de posição na cama ou leito, consistência dos alimentos e cuidados durante a alimentação.
“Nós ensinamos tudo como fazemos aqui no Hospital para que esses cuidadores possam reproduzir e dar a continuidade ao tratamento, de uma maneira adaptada, de acordo com o que se tem em casa. O objetivo é que o paciente possa viver o mais próximo do normal possível”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Hospital (NEP), Shayne Pinheiro.
As dificuldades citadas por Maria são as mesmas de muitos cuidadores, que precisam assistir pessoas com mobilidade reduzida. Quem se encontra nessa situação, precisa de auxílio para realizar atividades consideradas, muitas vezes, simples, como tomar banho e se alimentar.
“Esse aprendizado vai ser muito útil para mim, para cuidar de outras pessoas, como minha sogra, que já tem uma dificuldade de mobilidade. Profissionalmente também vai ser bom”, acredita Maria do Socorro, que pretende trabalhar na área.
Zulmira Maria da Conceição Oliveira é cuidadora há cerca de um ano e veio buscar novos conhecimentos. “Para cuidar de alguém é necessário conquistar sua confiança e a forma como realizamos esses cuidados é fundamental para isso. Esse treinamento vai me ajudar muito no dia a dia do trabalho, pois aprendi a fazer várias coisas da maneira correta, como movimentar a paciente, por exemplo”, afirma.
Para o diretor Hospitalar Edson Primo, faz parte do papel do HRPT promover essa parceria entre Hospital e comunidade. “Nós temos uma vontade muito grande de ajudar toda a população da região e uma das formas que encontramos foi a capacitação. Identificamos que nos municípios abrangidos pelo Hospital há várias pessoas que fazem esse papel de cuidador, então pensamos em oferecer um pouco do nosso conhecimento para elas”, ressaltou.
Novas edições - Esta é a primeira edição de 2019 do workshop realizado pelo Hospital Regional Público da Transamazônica. Devido à grande procura, outras turmas já estão sendo organizadas pela Instituição. “Programamos quatro edições para este ano, porque muitas pessoas demonstraram interesse em participar desse treinamento”, afirma a terapeuta ocupacional, Rafaela Rizzi.
O Workshop Capacitando Quem Cuida é uma iniciativa do GTH – Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital. “Fizemos um balanço através da avaliação realizada pelos participantes. O resultado foi uma classificação de bom a ótimo. Muitos já trabalham com pessoas acamadas e vieram aperfeiçoar o conhecimento”, avalia Rafaela.
O conteúdo foi aprovado pela Maria do Socorro, que recomenda o workshop. “Tem muita coisa que a gente acha que sabe, mas na hora de realizar, surgem as dúvidas. Quem puder fazer o curso, faça, para aprender a dar mais qualidade de vida para as pessoas que necessitam”, avalia.
Tags
Altamira hospital regional público da transamazônica
Relacionadas
-
Massacre Altamira
Pará terá cinco novas unidades prisionais até o fim do ano
-
Meio Ambiente
Semas vai ouvir sociedade na construção do Plano de Recursos Hídricos
-
Operação 'Luz na Infância'
Polícia Civil cumpre mandados de prisão em operação contra pornografia infantil
-
Altamira
Funcionários do Hospital Regional participam do curso de Brigada de Incêndio
-
Interior do Estado
Susipe apreende materiais ilícitos em presídios do Pará
-
Operação Dionísio
Policiais civis prendem mais 10 acusados de crimes no interior
Nesta quarta-feira (27), a Operação Dionísio, realizada pela Polícia Civil do Pará, resultou na prisão de 10 pessoas no interior do Estado, nos municípios de Altamira (oeste paraense), com cinco preso... -
Capacitação
Hospital Regional abre inscrições para workshop de cuidadores