Sudoeste
A estrutura da Escola Estadual Irmã Dorothy Stang, em Jacundá, foi reforçada com a entrega de 120 novas carteiras, 120 kits educacionais e 2 computadores. O aparelhamento ocorreu menos de uma semana depois de o governador Helder Barbalho estar no município e verificar presencialmente a péssima situação que os 570 alunos matriculados no 1o, 2o e 3o ano do Ensino Médio enfrentam para conseguir estudar.
Durante a visita, o governador garantiu que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estaria encaminhando o quanto antes os investimentos necessários para que os alunos pudessem iniciar o ano letivo, no dia 18 de fevereiro, em ambiente adequado. A entrega ocorreu no dia 7.
O chefe do Executivo visitou a cidade no dia 2 de fevereiro, logo após a entrega da Delegacia de Jacundá reformada e do Posto de Identificação, que agora integra o complexo da Polícia Civil no município, localizado no sudeste paraense.
Na ocasião, Helder constatou outros problemas estruturais, como quadra esportiva com telhado completamente quebrado e estrutura metálica totalmente enferrujada, além da falta de manutenção evidente. Já nas salas de aula, o problema é ainda maior, com carteiras quebradas, ventiladores sem funcionar e quadros deteriorados. O local nunca passou por qualquer tipo de reforma.
O governador esteve ainda na Escola Estadual Professora Maria da Glória Rodrigues Paixão, que passa por problemas semelhantes: falta de água, problemas na fiação elétrica, carteiras antigas e quebradas, e as estruturas tanto da cantina como dos banheiros em precaridade. Foi a primeira vez que um chefe do Executivo Estadual visitou a unidade, que atende 1,4 mil alunos.
“Nós temos muitas obras que foram perdidas pelo Governo passado, obras que não foram concluídas e que trazem prejuízos enormes para a Educação, inclusive deixando o Pará inadimplente. Nós vamos limpar a área para poder garantir que o Pará esteja apto para receber novos investimentos, priorizando a educação”, antecipou Helder Barbalho, dois dias antes de uma agenda com o Ministério da Educação em que ele apresentou a situação do Estado.
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