Inauguração

Mocajuba recebe primeira agência do Banco do Estado do Pará

Agora, ao todo, o Banpará possui 119 agências, sendo 15 na capital e 104 no interior do Estado. O banco de Mocajuba, inaugurado neste sábado, irá beneficiar, além dos moradores da cidade, a população que reside em municípios próximos, como Baião, Cametá, Moju e Oeiras do Pará.

O município de Mocajuba, localizado no nordeste paraense, recebeu neste sábado (9) a primeira agência do Banco Estado do Pará (Banpará) da cidade. A 119ª unidade da instituição foi inaugurada pelo Governo e contou com a presença do chefe do Executivo estadual, Helder Barbalho; do vice-governador Lúcio Vale; do presidente do Banpará, Braselino Assunção; da prefeita de Mocajuba, Fátima Braga; e do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Daniel Santos. O novo prédio representa um investimento de mais de R$ 350 mil.

Secretários estaduais e municipais, vereadores, funcionários, clientes e moradores da cidade também participaram da cerimônia de entrega. O governador destacou que nenhum outro banco possui este quantitativo de agências no Estado e afirmou que, até o final do mandato, o Banpará estará nos 144 municípios paraenses.

Ainda de acordo com Helder Barbalho, o Banco estará não apenas para servir aos colaboradores e servidores públicos, mas também poderá ser utilizado para pagamento em folha, permitindo a movimentação dos créditos consignados para os servidores. O objetivo da agência é ainda cumprir a função de instituição que contribui com o desenvolvimento do município, oferecendo microcrédito para os produtores para gerar renda e oportunidades.

“O produtor rural de Mocajuba pode vir aqui no Banpará e conseguir um empréstimo para aumentar a sua lavoura, aumentar e qualificar a sua produção e ampliar a sua renda. O comércio local também poderá pegar um empréstimo para melhorar sua estrutura, comprar equipamentos, veículos, para que possa, portanto, potencializar a sua atividade econômica. Nós precisamos fazer isso. As pessoas querem ter o direito a trabalhar, ao sustento, a partir do seu suor garantir a renda para os seus familiares. Por isso, o Banpará tem essa missão e nós estaremos fortalecendo o banco para que ela possa ser executada com pleno êxito”, declarou Helder Barbalho.

Serviços – A agência ofertará todos os serviços do Banpará, como: abertura de contas, produtos de investimentos, serviços de crédito e atendimento ao público em geral. Além disso, a unidade foi toda construída nos padrões e requisitos de acessibilidade.

Em seu discurso, o presidente da instituição financeira pontuou que a entrega da nova unidade é mais um grande passo que o governo dá em favor da população. "Esta agência de Mocajuba oferecerá todos os serviços de uma grande agência. O que se faz em uma grande agência de Belém, se fará aqui em Mocajuba. O banco chega para oferecer produtos, créditos, serviços de qualidade e fomentar a economia”, explicou Braselino Assunção.

Agora, ao todo, o Banpará possui 119 agências, sendo 15 na capital e 104 no interior do Estado. O banco de Mocajuba, inaugurado neste sábado, irá beneficiar, além dos moradores da cidade, a população que reside em municípios próximos, como Baião, Cametá, Moju e Oeiras do Pará.

Facilidades – Maria de Nazaré dos Santos, de 80 anos, não escondeu a felicidade por não ter mais que ir a outra cidade receber sua aposentadoria. “Com essa nova agência ficou mais fácil. Antes eu tinha que ir até Baião para poder pegar minha aposentadoria. Agora vou poder fazer isso aqui, e rápido”, disse, entusiasmada, a mocajubense.

A prefeita de Mocajuba, Fátima Braga, falou que o momento é de muita alegria e honra para todos os moradores da cidade, e destacou que hoje o Pará tem um governador presente, que conhece a realidade dos municípios paraenses. Além disso, Fátima acredita que Mocajuba está saindo do castigo, porque há dois anos que não recebia absolutamente nada do Estado.

“É muito importante para Mocajuba a inauguração de uma agência bancária. O município estava há dois anos sem agência e esse banco tem a característica do fomento, do atendimento ao comércio. Então, ele tem um impacto que vai muito além de uma agência bancária, do próprio desenvolvimento econômico, uma vez que as pessoas da cidade que têm vida econômica ativa estavam indo aos municípios vizinhos, em especial em Baião, para fazer as suas compras, saques, para receber salários. Então vai ser extremamente positivo para a cidade”, afirmou a prefeita.

Segurança – Durante seu pronunciamento, o governador relembrou que, em um mês de trabalho, já conseguiu reduzir o número de homicídios no Estado – 31%, comparando os índices de janeiro de 2018 com os deste ano. Além disso, as ações intensificadas na área da segurança alcançaram um resultado positivo também nas estatísticas de roubo, que diminuíram 32% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Mas Helder Barbalho ressaltou que há muito a ser feito, e desejou às Polícias Militar e Civil um trabalho exitoso no ato de servir e trazer paz à população. Particularmente, para a agência que foi inaugurada, pediu que fosse protegida, pois, segundo ele, lamentavelmente, a explosão de agências se transformou em uma das práticas criminosas mais comuns no Estado, como aconteceu com o prédio do Banco do Brasil de Mocajuba.

“Nós tivemos uma operação no Acará nessa semana que passou. Sete bandidos iam explodir duas agências lá, e a Polícia Civil, de maneira preventiva, conseguiu agir antes do assalto, fez o bloqueio do bando, o enfrentamento. Lamentavelmente, os suspeitos resolveram reagir e a polícia deu o devido tratamento, levando a óbito os sete. Eu fiz questão de premiar esses policiais, porque vamos trabalhar de forma preventiva, mas também de forma ostensiva e repressiva, dando o tratamento adequado dentro das regras e da lei para proteger a nossa sociedade. Portanto, muito sucesso, um belo trabalho e que nós possamos dar à população de Mocajuba muita paz e tranquilidade”, finalizou o governador Helder Barbalho.

Serviço – A agência do Banpará em Mocajuba fica na rua Manoel de Souza Furtado, nº 872, bairro Centro.

Tags

helder barbalho Mocajuba

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.