Governo Presente

Em Mocajuba, governador visita escola e vistoria obras em ponte

Após entregar a nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) na manhã deste sábado (9), em Mocajuba, nordeste paraense, o governador Helder Barbalho e sua equipe de Governo vistoriaram as obras da ponte sobre o Igarapé Uxipocu e visitaram as instalações da Escola Estadual Isaura Bahia. O chefe do Executivo estadual esteve acompanhado do vice-governador, Lúcio Vale; da prefeitura do município, Fátima Braga; e da secretária de Estado de Educação (Seduc), Leila Freire.

Também integraram a comitiva o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Dr. Daniel Santos; o líder do governo na Alepa, deputado Chicão; secretários estaduais e municipais; vereadores; demais autoridades e líderes comunitários.

Sobre a Escola Isaura Bahia, o governador afirmou que o espaço receberá ações de melhoria o quanto antes e que, assim como em outros municípios, a educação precisa receber atenção com urgência. “A educação ainda é um problema grave no Pará. Após esta visita, vamos agir com rapidez para a recuperação da estrutura. Pude também vistoriar o andamento da construção da nova escola de Mocajuba, que em breve irá servir para a educação dos nossos jovens”, disse Helder Barbalho.

A instituição possui 1.772 alunos matriculados para cursar o ensino médio, mas a escola está com a quadra esportiva encoberta por mato e com a estrutura metálica totalmente enferrujada. Nas salas de aula, o problema é ainda maior: as carteiras estão quebradas, os ventiladores sem funcionar e os quadros deteriorados, além de paredes com grandes rachaduras.

 “A situação da escola Isaura Bahia é de caos, abandono. Precisa de uma intervenção imediata, porque é uma escola que fica no centro da cidade, tem uma demanda específica para ela. Mas é uma escola que, recuperada, vai funcionar em horário regular”, ressaltou Leila Freire.

Nova escola – Por enquanto, as obras da nova instituição de ensino público de Mocajuba estão paralisadas. A Seduc está em fase de análise das ações a serem executadas, mas o governador reforçou que a escola, que funcionará de forma integral, será entregue no ainda no segundo semestre deste ano. A construção é financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Igarapé Uxipocu – Já os serviços de construção da ponte sobre o Rio Uxipocu estão acelerados. A obra teve início em 2018 e ajudará também na restauração de vias da cidade. Os recursos para a edificação da estrutura foram liberados quando Helder Barbalho ainda era ministro da Integração Nacional. O valor do investimento é de R$ 15 milhões.

O governador lembrou que o trabalho não para e que continuará buscando recursos para obras e ações não só para Mocajuba, mas também em municípios de todo o Estado. “Essa obra é importante para um novo acesso à cidade, uma integração da cidade e bairros, uma obra também importante porque está gerando emprego na construção civil, fazendo com que a cidade possa melhorar”, avaliou.

Toda estrutura está sendo construída com aço e concreto, para garantir maior segurança e melhor trafegabilidade à população mocajubense. A prefeita falou entusiasmada sobre a obra. “Essa ponte tem um aspecto fundamental, no sentindo da integração da cidade, é estruturante e definitiva. A obra tem recurso e começou quando o Ministério da Integração tinha o Helder como ministro. Agora ele é governador do Estado e isso é maravilhoso”, concluiu Fátima Braga.

Tags

Especial helder barbalho Mocajuba

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder