EEEFM Jarbas Passarinho

Alunos recebem escola totalmente reestruturada, em Belém

A capital paraense ganhou, na manhã desta quinta-feira (21), mais uma escola totalmente reformada e ampliada para a melhor comodidade de professores e alunos. Com mais de mil alunos matriculados nos três turnos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, em Belém, iniciou o ano letivo com a entrega da obra, um investimento de mais de R$ 4 milhões em todo o complexo da instituição.

A reinauguração do espaço foi feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e contou com a presença do governador Helder Barbalho, do vice-governador Lúcio Vale, da secretária de educação, professora Leila Freire, e de diversas autoridades.

Com a reforma, a comunidade escolar ganhou 20 salas, uma nova quadra poliesportiva, banheiros, copa, vestuário masculino e feminino, sala de leitura e um novo abastecimento de água e esgoto. Pela primeira vez, a instituição terá sistema de combate a incêndio, refrigeração nas salas de aula e nas salas multimídia e de informática, sistema de aterramento de combate à descarga elétrica e monitoramento de vídeo para maior segurança aos usuários. Além disso, a escola está toda adaptada com acessibilidade de funcionários e alunos portadores de deficiência.

O governador, em seu discurso, desejou, especialmente aos professores, funcionários e alunos, que a escola seja um espaço de ensino, transformação e promoção da educação. Disse ainda que a estrutura moderna do espaço reflete o que o Governo do Pará pretende fazer em todas as escolas da rede. Helder Barbalho lamentou o momento desafiador em que recebe a educação do estado com o segundo pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil e a segunda pior avaliação da educação básica do país.

“Temos ainda estruturas de escolas que, lamentavelmente, mostram que a realidade agora vivida pela Jarbas Passarinho é uma exceção, não uma regra”, comentou o chefe do Executivo estadual. A obra física foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid). Os recursos foram liberados ainda em 2013, mas a reforma só foi concluída agora, com mais de um ano de atraso.

Após visitar as dependências da escola, o governador desejou aos alunos um ano letivo de dedicação e cuidado com o prédio da escola. “Preservem essa escola, queremos dar uma nova alternativa aos nossos jovens e não existe outro meio se não for pela educação”, concluiu Helder Barbalho.

Segundo a professora Leila Freire, há escolas em obras e interditadas pela Defesa Civil. A expectativa é que, até a próxima semana, 100% das unidades estejam com o início do ano garantido. “Entregar uma escola é sempre uma grande alegria, é garantir o direito de aprender e ofertar um ensino de qualidade”, resumiu.

Comunidade escolar destaca reforma – A inauguração do novo espaço da Escola Jarbas Passarinho foi bastante festejada por diretores, técnicos, professores e alunos. Emocionada, a diretora Walmina Carvalho disse que o momento encerra uma luta de quatro anos pela reforma, um sonho realizado por todos os membros da escola. “É uma emoção indescritível para todos nós, tenho certeza que neste governo o ensino vai avançar muito em todo o estado”.

Para o professor de química e responsável pelo laboratório multidiscilinar, Raimundo Silveira, a obra motivou os alunos a retornarem para a escola com mais entusiasmo aos estudos. “É uma estrutura muito mais equipada, que com certeza vai fazer com que a participação dos professores e alunos seja maior daqui para frente”, comentou.

Para os estudantes, o momento é de aproveitar o novo espaço. A aluna do 1º ano, Raiane Cristina, lembra de como era a escola antes da reforma. “Muito quente e desconfortável. Agora ver ela, assim, bonita, nos orgulha bastante”, destaca.


Tags

Especial helder barbalho SEDUC