Parceria

Estado e Prefeituras intensificam vacinação contra o sarampo no oeste do Pará

O 9º Centro Regional de Saúde, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com os municípios, está intensificando a vacinação da população para conter o surto de sarampo no oeste do Pará. No município de Santarém, o trabalho está sendo desenvolvido junto com a Secretaria Municipal de Saúde, principalmente em escolas e empresas, onde há grande aglomeração de pessoas.

Segundo a diretora do 9º CRS, Marcela Tolentino, uma equipe de técnicos já esteve no Alto Arapiuns para vacinar a população indígena que vive naquela região. “Também houve vacinação nas escolas de Monte Alegre, onde já foram confirmados nove casos da doença”, acrescentou a diretora.

No município de Prainha houve uma reunião, na última quarta-feira (27), com o secretário municipal de Saúde, Paulo Ricardo Corrêa da Silva, para que o 9º CRS e o município coloquem em prática o Plano de Enfrentamento do Sarampo aprovado pela Sespa, que deverá ser desenvolvido durante os próximos 30 dias. Os recursos financeiros, no valor de R$ 120 mil, foram repassados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa e serão utilizados em pessoal, veículos, combustíveis e aquisição de insumos para a vacinação e busca ativa de casos de sarampo.  

A intensificação da vacinação tríplice viral e busca ativa de casos de sarampo em Prainha terão como referência as três Unidades de Saúde da Família localizadas em Boa Vista do Caçari, Santa Maria do Uruará e Pacoval. Cada Unidade de Saúde contará com uma equipe formada por um enfermeiro, um técnico de enfermagem para a sala de vacina e três equipes volantes, com três técnicos de enfermagem cada uma. Cabe às equipes volantes fazer a busca ativa de casos suspeitos de sarampo e a imunização seletiva com a vacina tríplice viral.

Situação epidemiológica - Em 2018, o Pará notificou 267 casos suspeitos de sarampo, dos quais 67 foram confirmados, incluindo dois óbitos de refugiados venezuelanos que estavam em Belém. Nos dois primeiros meses de 2019 já foram notificados 34 casos, dos quais 18 foram confirmados. No total, são 301 notificados, dos quais 87 confirmados, 185 descartados e 29 que permanecem sob investigação.

O município de Santarém foi o que apresentou o maior número de notificações - 116 casos -, e o maior número de confirmados (39 até o momento), seguido dos municípios de Prainha, com 26 notificados e 15 confirmados; Belém, com 22 notificados e nove confirmados, e Monte Alegre, com 15 notificados e também nove confirmados.


Tags

Prainha Santarém Saúde SESPA