ONZE BLOCOS










Foto: Tássia Barros - Comus
A Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, foi palco do último dia da programação oficial do Carnaval de Belém, com os desfiles dos blocos carnavalescos neste sábado, 02. O primeiro bloco a entrar na avenida foi a Associação Carnavalesca Cheiro Cheiroso, integrante do segundo grupo. No total, onze blocos participaram do desfile, sendo três do segundo grupo e oito do primeiro.
A animação e alegria foram protagonistas entre os brincantes que não escondiam a alegria de participar da programação. “Para mim é uma honra participar do desfile dos blocos. Eu tenho 51 anos e é a primeira vez que eu piso na avenida. Sempre costumo brincar nos blocos de rua, mas aqui é uma energia diferente”, comenta a cabeleireira Paulete, rainha de bateria da Cheiro Cheiroso. “O Carnaval é tudo pra mim, é felicidade, festa, alegria, e o que a gente quer é um carnaval de paz”, completou.
E a brincadeira foi para todas as idades. Adelaide Cardoso, com 66 anos assistia o desfile e compartilhava tudo em suas redes sociais. “Filmei as crianças brincando, tão pequenininhas e já se divertindo. Pra mim esse que é o legal dos blocos, como todo mundo interage, das crianças aos idosos, é muito bom”. A aposentada é vizinha da Aldeia e para ela, prestigiar a festa é uma satisfação.
A estrutura neste último dia de Carnaval no bairro da Pedreira contou com aproximadamente 135 agentes da Guarda Municipal de Belém, que garantiram a segurança dos foliões. “O efetivo está postado principalmente para garantir a segurança das agremiações e da população que vem prestigiar o nosso desfile”, explica Antônio Carlos Tavares, da Guarda Municipal. “A intenção da Guarda Municipal com a Prefeitura de Belém é garantir um Carnaval tranquilo para a sociedade”, segue.
Além da Guarda Municipal também estiveram presentes agentes da Superintendência Executiva de mobilidade urbana (SeMOB), e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). “Nós mantivemos toda a estrutura de equipe, som e de pessoal, para manter o mesmo nível do final de semana passado e prestigiar quem está participando dos blocos. Essa é uma expressão cultural importante que vem dos diversos bairros de Belém e faz parte da história e da cultura da cidade”, reforça Fábio Atanasio, presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
A apuração dos blocos do primeiro e segundo grupos será realizada nesta segunda-feira, 4, também na Aldeia Amazônica, a partir das 16h.