O Deputado Delegado Nilton Neves fez parte da comitiva que acompanhou o Governador Helder Barbalho, na reunião com Secretário Nacional de Segurança Pública, o General Guilherme Theophilo, que aconteceu nesta quinta-feira (07), no Palácio do Governo, em Belém.
No encontro ficou acertado que os 200 homens e as 40 viaturas da Força Nacional chegam ao Pará no dia 25 de março e iram atuar A permanência dos agentes no Pará será de 90 dias, podendo ser prorrogada, se necessário. A Força Nacional vai atuar nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense, nas atividades e nos serviços essenciais à preservação da ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio. O contingente que será disponibilizado irá obedecer ao planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Outro tema abordado no encontro foi o lançamento do projeto- piloto do Governo Federal destinado a reforçar ações de segurança em cinco municípios do Brasil, que contemplará o município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, o objetivo do projeto é reduzir os altos índices de violência, especialmente os casos de homicídios.
O Modelo Lógico do projeto está baseado nos elementos comuns das experiências nacionais e internacionais que tiveram êxito na prevenção e redução de homicídios, estruturados em uma arquitetura de governança e gestão, que prevê a elaboração de planos de ação integrados com indicadores e metas específicas para os entes federados, cujo comprometimento e adesão serão registrados pela assinatura de um contrato local de segurança.
A concepção dessa política foi apresentada ao ministro da Justiça e Segurança Pública, ao secretário executivo e outras autoridades da área estratégica do Ministério, no dia 15 de janeiro de 2019, e vem passando por um processo de maturação e ajustes técnicos sob a supervisão do ministro Sérgio Moro, que incluiu observações também na reunião do dia 15 de fevereiro.
