Visitas ao Interior

Gestores conhecem nova estrutura do Niop em Castanhal

Conhecer as instalações técnicas do Núcleo Integrado de Operações (Niop 190) em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém (RMB), verificar a reforma realizada, alinhar protocolos de atendimento e discutir projetos futuros foram os objetivos da visita realizada à unidade, na manhã desta sexta-feira (22), pelo coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), pela coordenadora de Núcleos Regionais do Ciop, tenente-coronel Francimar Pinheiro, e pelo coordenador administrativo do Centro, major PM Alexandre Abreu. “A nossa ida ao Niop Castanhal é uma ação do nosso Plano de Visitas ao Interior (Plavin), com a finalidade de acompanharmos as atividades realizadas e as necessidades de nossos núcleos regionais, para aprimorarmos sempre mais nosso atendimento ao cidadão”, informou o coronel Rayol.

O diretor do Ciop disse ainda que a reforma incluiu aquisição de mobílias, troca de pequenos equipamentos e manutenção do sistema de atendimento 190, além da redistribuição do espaço físico, que permitiu um ambiente organizado estrategicamente para o atendimento de urgência e emergência via 190, separado do serviço administrativo. “A redistribuição do espaço do Niop garante mais organização ao serviço, concentração dos atendentes e despachantes, gera um controle de entrada de pessoas ao local, além de deixar um ambiente agradável para nossos servidores”, ressaltou.

Niop Castanhal - Implantado em 28 de fevereiro de 2014, no 5° Batalhão da Polícia Militar de Castanhal, o Núcleo Integrado de Operações do Ciop atende ligações via 190, e registra e despacha ocorrências de urgência e emergência em segurança pública em 10 municípios: Castanhal, Curuçá, Marapanim, Terra Alta, Inhangapi, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, Maracanã, Magalhães Barata e Igarapé-Açu.

No início foram instaladas 10 câmeras de monitoramento pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e cinco câmeras pela Prefeitura de Castanhal. Atualmente, o Núcleo opera 20 equipamentos de videomonitoramento. Em 2016, o Niop foi transferido para uma sala anexa ao prédio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), e funciona 24 horas com militares em escalas.

 

Tags

Castanhal CIOP Monitoramento segup Segurança

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder