Visitas ao Interior

Gestores conhecem nova estrutura do Niop em Castanhal

Diretores do Ciop deram continuidade ao Plano de Visitas ao Interior conhecendo a estrutura do Núcleo Integrado de Operações (Niop 190) em Castanhal

Conhecer as instalações técnicas do Núcleo Integrado de Operações (Niop 190) em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém (RMB), verificar a reforma realizada, alinhar protocolos de atendimento e discutir projetos futuros foram os objetivos da visita realizada à unidade, na manhã desta sexta-feira (22), pelo coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), pela coordenadora de Núcleos Regionais do Ciop, tenente-coronel Francimar Pinheiro, e pelo coordenador administrativo do Centro, major PM Alexandre Abreu. “A nossa ida ao Niop Castanhal é uma ação do nosso Plano de Visitas ao Interior (Plavin), com a finalidade de acompanharmos as atividades realizadas e as necessidades de nossos núcleos regionais, para aprimorarmos sempre mais nosso atendimento ao cidadão”, informou o coronel Rayol.

O diretor do Ciop disse ainda que a reforma incluiu aquisição de mobílias, troca de pequenos equipamentos e manutenção do sistema de atendimento 190, além da redistribuição do espaço físico, que permitiu um ambiente organizado estrategicamente para o atendimento de urgência e emergência via 190, separado do serviço administrativo. “A redistribuição do espaço do Niop garante mais organização ao serviço, concentração dos atendentes e despachantes, gera um controle de entrada de pessoas ao local, além de deixar um ambiente agradável para nossos servidores”, ressaltou.

Niop Castanhal - Implantado em 28 de fevereiro de 2014, no 5° Batalhão da Polícia Militar de Castanhal, o Núcleo Integrado de Operações do Ciop atende ligações via 190, e registra e despacha ocorrências de urgência e emergência em segurança pública em 10 municípios: Castanhal, Curuçá, Marapanim, Terra Alta, Inhangapi, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, Maracanã, Magalhães Barata e Igarapé-Açu.

No início foram instaladas 10 câmeras de monitoramento pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e cinco câmeras pela Prefeitura de Castanhal. Atualmente, o Núcleo opera 20 equipamentos de videomonitoramento. Em 2016, o Niop foi transferido para uma sala anexa ao prédio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), e funciona 24 horas com militares em escalas.

 

Tags

Castanhal CIOP Monitoramento segup Segurança

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.