Itaituba

Governo visita obras do Regional do Tapajós e da Transamazônica

O governador Helder Barbalho esteve, na tarde da sexta-feira (22), no município de Itaituba, no sudoeste do Pará, cumprindo a agenda do programa Governo Por Todo o Pará. O chefe do Executivo Estadual percorreu as obras do Hospital Regional do Tapajós e da duplicação do perímetro urbano da Rodovia Transamazônica, e ainda visitou o hospital municipal.

“A visita do governador e sua comitiva foi um orgulho para o município de Itaituba. Não tenho dúvida que agora nós temos um governador que vai pra cima, que já está participando das ações. O desenvolvimento da região depende de mim, depende do Poder Executivo, então, o Helder aqui, vendo os problemas da região, nos traz um gás e nos dá esperança. O povo está muito feliz. O Helder vai ser um governador que vai ajudar o município”, destacou o prefeito de Itaituba, Walmir Climaco.

A professora Doralice Ramos Jardim disse que a presença do governador do Estado ao município é de suma importância à população de Itaituba. “O Helder está de parabéns fazendo esse trabalho e nós estamos muito felizes por acompanhar esse momento ímpar que está acontecendo no Pará. A expectativa é que o governador atenda as nossas reivindicações, pois estamos precisando”, afirmou.

O Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, foi projetado para ofertar atendimento de alta complexidade nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e leitos de isolamentos. Serão 170 leitos, sendo 30 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) – 10 adulta, 10 neonatal e 10 pediátrica. A unidade hospitalar também contará com serviço de mamografia, ressonância magnética, tomografia, RX, ultrassonografia, endoscopia e terapia renal substitutiva. O novo hospital terá, entre os serviços, um centro de hemodiálise.

Para a construção do hospital serão investidos quase R$ 150 milhões, recursos da Caixa Econômica Federal. Após concluído, a unidade vai atender uma população de quase 250 mil habitantes de seis municípios da região (Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis e Itaituba). A obra é realizada em um terreno de 12.789,90 m2, que foi doado pelo Estado. Serão 16.290 m2 somente de área construída.

Para o chefe do Poder Executivo, a obra do Regional é prioritária para o governo. “A empresa sinaliza a entrega para maio e, a partir daí, inicia o processo de instalação dos equipamentos e testes necessários. Em paralelo, ocorre a contratação do modelo de gestão, que deverá ser feito por aqui para garantir um bom atendimento para a população. Por isso, para todos aqueles que almejam, esperam e aguardam, digo que, no segundo semestre, nós devemos fazer a entrega do Hospital Regional do Tapajós”, anunciou.

Outros investimentos

Ainda durante a visita ao município, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a parceria com a Prefeitura e falou dos investimentos que serão feitos em Itaituba. “Junto com a Prefeitura, estamos discutindo o fortalecimento do Hospital Municipal e melhorias no seu sistema de esgoto sanitário. Também, a pedido do prefeito, o Governo do Estado vai ser parceiro nas obras da Transamazônica no trecho urbano de Itaituba, que a prefeitura está fazendo com recursos próprios”, informou.

O chefe do Poder Executivo lembrou que esteve com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e teve a oportunidade de conversar sobre obras que envolvem logística e infraestrutura rodoviária, hidroviária e ferroviária para o Estado. Segundo Helder, o Governo Federal garantiu a conclusão, ainda no ano de 2019, da BR163, que deverá ser totalmente asfaltada.

O governador citou ainda que solicitou ao ministro um olhar especial para a BR-230, na Transamazônica, no trecho entre Medicilândia e Uruará, já que o Governo do Estado pretende construir a Transuruará, interligando Altamira a Santarém.

“O ministro assumiu um compromisso comigo que, até o final deste ano, estará sendo iniciado o processo de concessão ou modalidade autorização para a Ferrogrão, interligando Mato Grosso com Miritituba. Esse trecho é estratégico para a região e me causava preocupação ele, eventualmente, ser deixado em segundo plano. Mas, Tarcisio garantiu que essa agenda está consolidada, portanto, a informação que trago é que, até este ano, estará sendo iniciado o processo de concessão da Ferrogrão e a consolidação da hidrovia do Tapajós, fazendo com que Itaituba e Santarém sejam dois grandes polos junto com Ruropolis”, finalizou.

Tags

hospital regional do tapajós PorTodoOPará Saúde Transporte

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder