Santarém

Hospital Regional encerra “Março Lilás” com serviços de prevenção ao câncer

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participou da campanha “Março Lilás por todo o Pará – Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero”, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Mulheres, principalmente entre 25 e 64 anos de idade, receberam orientações sobre a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) e sobre a vacina contra o HPV.

Em Santarém, o HRBA realizou mais de 600 atendimentos de fisioterapia, nutrição, oftalmologia, urologia e endocrinologia, além da oferta de exames laboratoriais e de diagnósticos, como mamografia, radiografia e eletrocardiograma. “Diversos órgãos do Estado foram envolvidos na programação, que teve como objetivo levar qualidade de assistência diretamente à população. Inclusive ofertamos serviços especializados, de alta complexidade”, explica o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Ao longo do mês, foram realizadas ações com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. O HRBA realizou uma grande programação, integrando o Programa ParáPaz, no último dia 21, na Escola Madre Imaculada.

Mais de 30% dos casos atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas são de câncer. Em 2018, a unidade realizou 21.335 consultas oncológicas (quimioterapia e radioterapia), 12.183 sessões de quimioterapia e 28.414 sessões de radioterapia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde gerenciada, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Tags

GRAESP RESGATE SANTARÉM Hospital Regional do Baixo Amazonas HRBA Saúde saúdedamulher SESPA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder