Verticalização
Buscar um modelo de equipamento para compor pequenas agroindústrias nas regiões produtoras de cacau no Pará será um dos objetivos da missão comercial paraense que segue, nesta quarta-feira (10), para participar do Chocoltat São Paulo, de 12 a 14. O Pará terá dois estandes institucional e comercial, onde secretários e técnicos do governo, instituições não governamentais, empresários e produtores vão divulgar as potencialidades da cacauicultura paraense e negociar amêndoas, chocolate, jóias e subprodutos do cacau, além de conhecer as tendências do maior mercado consumidor do país.
A missão paraense terá uma programação preliminar a partir do dia 10, com visitas técnicas nas fábricas de chocolate paulistas e, no dia 14, uma tarde inteira de palestras sobre as características do cacau e chocolate amazônicos. A missão também vai divulgar o VI Festival Internacional de Cacau e Chocolate da Amazônia, que vai ser realizado em Belém, de 19 a 22 de setembro.
A verticalização das cadeias produtivas e a integração de parcerias serão o norte das ações do Estado para desenvolver o Pará como um todo. No setor agropecuário, o crescimento está ligado às agroindústrias de beneficiamento da produção e uma delas é a cadeia do cacau, onde o governo vai incentivar a criação de maquinário construído no próprio Estado para reduzir o custo dos produtores.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, informou que a intenção do governo é realizar feiras de cacau e chocolate nas regiões produtoras do Pará, começando por Altamira, no sudoeste paraense, região responsável por 80% da produção de cacau no Estado, que hoje é de quase 132 mil toneladas, a maior do país.
Durante uma reunião, nesta segunda-feira (8), na Sedap, da comitiva que vai para o Chocolat São Paulo, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Lutfala Bitar, enfatizou a verticalização como alternativa para o Estado sair do extrativismo e tenha maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rubens Magno, informou que vai fortalecer a capacitação nos diversos segmentos da economia e promover rodadas de negócios no Pará, para desenvolver o pequeno empreendedor.
As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Turismo (Setur), além do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama), também integram a missão comercial do Pará no I Festival Internacional de Cacau e Chocolate de São Paulo.
Tags
CACAU, CHOCOLATE E JOÍAS, FESTIVAL CODEC são paulo SEDAP sedeme setur
Relacionadas
-
Mercado europeu
Gastronomia paraense é a estrela da 1ª Mostra Pará-Amazônia em Lisboa
-
Turismo
Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó
-
Articulação
Ações de fomento aos Arranjos Produtivos Locais são discutidas na Sedeme
-
Segurança
Polícia Militar realiza Operação “Feira do Pescado” na Região Metropolitana
A tradicional Feira do Pescado, realizada em diferentes pontos de Belém e Ananindeua no período da Semana Santa, vai contar, pela primeira vez, com uma ação específica de policiamento ostensivo. A Ope... -
Cacau
Lançamentos e negócios marcam segundo dia do "Chocolat São Paulo 2019"
-
Negócios
Produção do Pará é destaque na abertura do festival Chocolat São Paulo 2019
-
Indústria
Codec avança nas discussões sobre segurança no Distrito de Ananindeua
-
Cacauicultura
Pará será destaque no Chocolat São Paulo 2019
-
Requalificação
Conselho do Funcacau discute mudanças no critério de aprovação de projetos
-
Agricultura
Câmara de Comercialização elabora plano de ação para 2019