Coliseu das Artes

Espaço São José Liberto recebe projeto de dança de salão

O Anfiteatro Coliseu das Artes, do Espaço São José Liberto, recebe, neste sábado (13), a segunda edição do projeto “No passo da dança”, promovido pela Cia. de Dança Cabanos, em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). O objetivo é ampliar o público que pratica dança de salão ou mesmo nunca teve contato com este tipo de atividade.

O primeiro encontro foi realizado no mês de março e movimentou o espaço. O fundador da Cia. de Dança Cabanos, Rolon Ho, se mostrou animado com o resultado do projeto.

“É um desafio porque a gente tem o São José Liberto como uma sala enorme e a gente faz uma divulgação para trazer mais pessoas que nunca tiveram contato com a dança. É uma experiência significativa para o desenvolvimento da autoestima, além de outras habilidades e experiências artísticas”, disse Rolon.

Além da dança de salão, serão apresentados pelos professores da companhia outros ritmos, como bachata, bolero, salsa, zouk, forró e brega. Eles ensinam os passos básicos e, em seguida, organizam os pares entre os participantes e orientam os movimentos

Para a diretora Executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, a realização de eventos culturais na área de dança são importantes, já que permitem o acesso e a participação de um público distante desta linguagem artística, em especial a dança de salão.

“A arte inspira mudanças humanas, transforma pessoas e coletivos urbanos. A dança, em especial, inspira novas aprendizagens sobre a corporalidade e o cotidiano nos traz descobertas sobre as capacidades humanas cognitivas e afetivas. Em tempo de tantas conexões, a dança pode ser um via para a mais importante de todas as conexões com si próprio e com o outro”, acredita. 

Além deste sábado, o projeto “No passo da dança” segue com aulas marcadas para os dias 18 de maio e 22 de junho, sempre de 15h às 18h, com entrada franca.

Programação – Outros eventos serão realizados em 2019, no Coliseu das Artes, na área da dança: as Danças Circulares; as comemorações do Dia Internacional da Dança, no final de abril, como parte da programação do Festival Internacional de Dança; e os eventos da Cia de Arte Produções – 28º edição do Dança Pará “Circuito de Dança/Fashion Show” e o Masculino na Dança, no segundo semestre do ano.

Cabanos – A Cia. de Dança Cabanos foi fundada em 2005 pelo coreografo, dançarino e professor de educação física Rolon Ho. O grupo é caracterizado pelo ensino da dança de salão, sendo referência também no samba de gafieira, brega, merengue, forró e até bachata, bolero, salsa e zouk. A companhia objetiva a criação e inovação da arte da dança de salão na capital paraense, buscando, desde o início de suas atividades, propor um trabalho de responsabilidade com os seus alunos, monitores, professores e com a comunidade. 

O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) é a organização social gestora do Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Serviço:

Projeto “No passo da dança”

Data: sábado (13) | de 15h às 18h

Local: Anfiteatro Coliseu das Artes | Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas)

Entrada franca


Tags

cultura são josé liberto