O cantor Emerson Batista e sua banda se apresentaram de forma voluntária para pacientes que fazem quimioterapia na Unacon, em Tucuruí (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho, em Tucuruí, possui vários músicos parceiros, que, com talento e amor ao próximo, dedicam parte do tempo que têm livre, para alegrar os pacientes de quimioterapia. Nesta terça-feira (17), foi a vez do cantor Emerson Batista e sua banda realizar esse trabalho voluntário.
A dona de casa Maria Celeste, que trata um câncer de mama, acredita que as músicas deixam a sessão de quimio mais leve e alegre. “A gente chega aqui com medo, pensando um monte de coisa e, de repente, essas pessoas maravilhosas surgem trazendo alegria pra gente. Isso é muito bom, eu só tenho a agradecer a todos”, disse.
Quem trabalha diretamente com os pacientes com câncer, não tem dúvida de que a música ameniza os efeitos do tratamento. A colaboradora Valéria Pereira ministrou uma oficina para as pacientes sobre o uso do lenço, já que a queda de cabelo, normalmente, é comum em pacientes em tratamento. “Eles participam, cantam e conseguem ao menos diminuir um pouco os efeitos do tratamento e é o que tentamos fazer também com a oficina de lenço, porque a queda do cabelo deixa as mulheres mais sensíveis e o lenço devolve a elas um pouco da autoestima, que, inevitavelmente, acabam perdendo”, explica Valéria.
Os usuários ainda terão várias atividades ao longo do mês, em celebração ao aniversário da unidade, que completa três anos nesta quinta-feira (18). Dentro da programação, estão agendadas visitas e uma palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista da unidade, Carmen Natanna.
Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778-4928/4599.
Tags
SESPA Saúde UNACON TUCURUI
Relacionadas
-
Abaetetuba
Experiências práticas fortalecem a formação médica na Amazônia
Enquanto muitos estudantes de Medicina passam a maior parte da graduação em hospitais e unidades de saúde, a acadêmica Mayara Vilhena Maués, do quinto período de Medicina da Afya Abaetetuba, teve a op... -
Mudanças
Nova atualização da NR-1 reforça atenção das empresas à saúde mental e gestão de riscos no ambiente de trabalho
Entrou em vigor nesta semana a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho em todo o país. A nova regulamentação traz mudanç... -
Saúde
Belém terá atendimento gratuito de exames de ultrassom para a população local
A população de Belém terá acesso gratuito a exames de ultrassom de região cervical e partes moles por meio de uma ação promovida pela Afya Educação Médica Belém. Ao todo, serão disponibilizadas 600 va... -
Alerta
Sentir dor não é normal: o risco de silenciar sinais do próprio corpo
Em um mundo cada vez mais acelerado, em que a rotina exige produtividade constante, a dor costuma ser tratada como um incômodo passageiro, algo a ser silenciado com um analgésico e ignorado. Mas esse... -
Visita técnicaZenaldo vistoria obras de saúde acompanhado de vereadores do município
-
SaúdeUPAs da Sacramenta e de Icoaraci recebem novas ambulâncias
-
+Saúde nas FériasEquipes da UVCZ expõem vetores de doenças tropicais na Rodoviária de Palmas