Gestão
Para redobrar os cuidados com a segurança e integridade física de pacientes, acompanhantes, funcionários, fornecedores, prestadores de serviços e visitantes, a direção do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, implantou a gestão do controle de acesso à unidade. Na prática, o controle de acesso começa com um líder de portaria, que administra uma equipe para identificar, orientar e encaminhar as pessoas aos lugares desejados no HGT.
Para o gerente do Setor Administrativo e Financeiro, Ricardo Almeida, esse novo formato de atendimento na Portaria propicia um ambiente mais acolhedor e seguro para todos que procuram o HGT. “É importante ressaltar que estamos em fase de reestruturação, e passaremos mais informações quanto aos novos controles de acesso, gradativamente, aos frequentadores fixos e eventuais do HGT”, disse Ricardo Almeida.
Segundo ele, a medida se justifica porque mesmo hospitais públicos correm riscos de invasão, tendo em vista o grande número de pessoas que procura a unidade, o que desperta o interesse de criminosos, em busca de equipamentos, produtos hospitalares ou para praticar assaltos. “Com a portaria aberta, a facilidade de acesso é ampla. Essas medidas também são protetivas ao patrimônio físico”, acrescentou o administrador.
Providências - Para iniciar o novo gerenciamento, algumas medidas já foram adotadas, entre elas a restrição de acesso no portão destinado aos funcionários, visitantes e fornecedores. Para visitantes e estagiários das diversas áreas, o nome deve constar de uma lista padronizada e encaminhada à portaria pela diretoria.
Os funcionários devem portar o crachá durante todo o horário de trabalho. Quando houver atraso, a liderança imediata deverá dispor de uma autorização por escrito, padronizada, para a liberação do acesso. O mesmo vale para saídas fora dos horários determinados ou de descanso. A mesma portaria passou a funcionar das 5h30 às 20 h, com exceção apenas para alguns funcionários que saem às 22 h. Todos os porteiros estão sendo orientados e treinados nas condutas e posturas a serem adotadas para melhorias contínuas.
Com assistência de baixa e média complexidade, o HGT oferece atendimento em livre demanda a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) - população estimada em 300 mil habitantes -, dos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia do Pará e Tomé-Açu, o que gera um grande fluxo de pessoas nas 24 horas. A unidade tem capacidade instalada para mais de 30 mil atendimentos ao mês, dos mais variados serviços.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.
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