Projeto

Governo lança “Amigo do Ciop” para combater trotes e poluição sonora

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com o Centro Integrado de Operações, lançou o Projeto Amigo do Ciop, nesta sexta-feira (26), no Espaço São José Liberto, na Cidade Velha, em Belém.

O lançamento ocorreu com a entrega de certificados a 60 crianças, em uma solenidade oficial, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, o diretor do Ciop, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, o comandante da Guarda Municipal de Belém, Almir Augusto Ferreira da Silva, representando a Polícia Militar do Pará, coronel PM Mauro Silva, representando o Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alexandre Costa e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, DPC Dilermano Gomes Tavares.

O projeto iniciou com 60 estudantes, entre crianças e adolescentes, que foram capacitados por servidores do Ciop para combater ligações falsas para a central de chamadas 190. Eles são integrantes do projeto social da Guarda Municipal, chamado Anjos da Guarda, consolidando parceria entre os governos estadual e municipal.

De acordo com o diretor do Ciop, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, o objetivo do projeto é promover uma aproximação da população para ajudar a combater situações que dificultam o serviço do Centro e a sociedade, como o combate à poluição sonora e aos trotes para o 190.

“A proposta surgiu para ajudar a conscientizar, fidelizar pessoas junto à missão do Centro. O objetivo émelhorar a qualidade do serviço do nosso atendimento a toda população. Uma ligação falsa, por exemplo, atrapalha e acarreta prejuízos ao sistema de segurança e a todos nós, cidadãos. Inicialmente, o projeto integra as crianças e adolescentes do projeto Anjos da Guarda e, depois, vamos expandir para escolas públicas, privadas, comunidades e grupos sociais. Em um segundo momento, vamos trabalhar também para combater a poluição sonora”, explica o diretor.

Um dos alunos participantes, Kaio Otaviano Silva, fez uma fala de agradecimento à direção do Amigo do Ciop e destacou a importância do serviço para a população e para eles que estão integrados à ação. “Agradeço, humildemente, pela oportunidade de participarmos e parabenizamos a iniciativa, que já está sendo muito importante para todos”, afirma o estudante.

Para a ação, houve previamente uma capacitação de instrutores, organização da palestra sobre conscientização contra o trote para o 190 e uma visita monitorada dos estudantes na Sala de Operações do Ciop, na quinta-feira (25).

Cidadania – O diretor do Ciop ressalta que todo cidadão que aceitar a missão de conscientizar outras pessoas contra o trote para o 190 e contra poluição sonora pode integrar o projeto. Nesse sentido, o Centro já iniciou campanha online contra ligações falsas, por meio de suas mídias sociais. “O Amigo do Ciop são pessoas também que compartilham nossas artes em suas redes sociais e, mais do que isso, o Amigo do Ciop é você, que abraça essa ideia de ser um cidadão que combate também os crimes, como os trotes para órgãos públicos”, afirma coronel Rayol.

Dados - No ano de 2018, o Ciop recebeu quase 1,5 milhões de chamadas na Região Metropolitana de Belém, sendo que 92% foram chamadas atendidas e 8% chamadas abandonadas. Entre as ligações atendidas, verificou-se que 204.496 (15%) foram ocorrências geradas na RMB e 141.977 foram ligações falsas (11%), os famosos trotes. Ou seja, o Ciop registrou uma média de aproximadamente 12 mil trotes por mês, o que dá uma média de cerca de 400 ligações falsas diariamente na central 190.

Percebe-se que o índice de trotes tem diminuído em relação aos últimos anos: 42% em 2014, 35% em 2015, 33% em 2016 e 18% em 2017. As 10 principais naturezas de ocorrências na RMB em 2018 foram: poluição sonora 64.573 (31,58%), atitude suspeita 23.614 (11,55%), lesão corporal 15.506 (7,58%), ameaça 11.514 (5,63%), roubo 10.410 (5,09%), briga 9.546 (4,67%), ocorrências com veículos 7.881 (3,85%), drogas ilícitas 7.844 (3,84%), levantamento de acidente de trânsito 5.958 (2,91%) e desordem 5.337 (2,61%).

Tags

CIOP segup Segurança Pública

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder