Saudável

A combinação de alimentos que pode ajudar na saúde

A nutricionista Talita Lobato explica que, dependendo da combinação, é possível melhorar ou atrapalhar a absorção de alimentos pelo organismo

O segredo de uma refeição saudável pode estar na forma como você combina os alimentos. Isso porque alguns nutrientes competem entre si para ‘entrar’ no organismo. Dependendo da combinação, é possível melhorar ou atrapalhar essa absorção. Uma delas, por exemplo, é comum e queridinha do nosso dia a dia: o café com leite. (Confira no quadro abaixo)

Quem explica sobre o assunto é a nutricionista clínica do Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), Talita Lobato. “Existem muitas competições de microcomponentes dentro do nosso organismo. Quando fazemos algumas misturas alimentares, até mesmo conhecidas como saudáveis, corremos o risco de atrapalhar a absorção de nutrientes importantes”. No caso do café com leite, a cafeína e os taninos presentes no café fazem com que o cálcio do leite não seja absorvido, por exemplo.

Outra combinação pouco saudável, apesar de popular, são sucos com leite consumidos juntamente com carnes vermelhas durante o almoço. Nesse caso, o corpo priorizará a absorção do cálcio, enquanto que o ferro presente na carne, um importante elemento no combate a anemia, não será absorvido. “O interessante é tentar experimentar sempre os alimentos separadamente: uma fonte só de carboidrato, uma fonte só de proteína, uma fonte só de leguminosas, para conseguir ter a absorção completa”, ressalta a nutricionista.

A dupla queijo e presunto, muito consumida nos lanches, é outro exemplo. O ferro presente no presunto compete com o cálcio do queijo, fazendo com que um desses nutrientes não sejam aproveitado plenamente. Para minimizar os danos, a nutricionista recomenda a inclusão de folhas verdes ou outros vegetais, que ajudam a conduzir os nutrientes pelo organismo.

Confira nove combinações alimentares comuns que merecem atenção:

1)  Café com leite: por causa da cafeína e taninos presentes no café, o cálcio do leite deixa de ser absorvido pelo organismo.

2)  Cafezinho depois das refeições: também não é recomendado. O motivo é o mesmo, a cafeína impede a total absorção de ferro e vitamina C colocados no prato.

3)  Usar açúcar ou adoçantes artificiais em sucos: muitas frutas já são doces por natureza. Potencializar essa substância não é saudável.

4)   Comer queijo com presunto: o ferro presente no presunto compete com o cálcio do queijo e boa parte dos nutrientes deixará de ser aproveitada.

5) Tomar suco de frutas batido com leite (rico em cálcio): se combinado com os demais alimentos durante as refeições, por exemplo, pode prejudicar a absorção do ferro pelo organismo.

6) Tomar um iogurte como sobremesa: o cálcio do iogurte pode prejudicar a absorção do ferro da carne, como acontece com o leite. 

7) Adicionar açúcar ao achocolatado: alguns produtos já contêm açúcar entre os seus ingredientes.

8) Tomar leite com chocolate: o leite reduz a absorção dos flavonoides do cacau pelo organismo. Já os taninos do cacau reduzem a absorção do cálcio do leite.

9) Beber líquido junto com as refeições: a ingestão de líquidos durante as refeições dilui as enzimas, diminuindo a concentração do ácido gástrico, impedindo a absorção de vitaminas e sais minerais. O ideal é beber líquidos 30 minutos antes das refeições e 1 hora depois para não gerar desconfortos estomacais.

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