Redução da alíquota
Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (8), em Brasília (DF), com o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Helder Barbalho solicitou a revisão da suspensão da cobrança da taxa hídrica, com base em decreto que reduziu a alíquota de 0,5% para 0,2%. A audiência, realizada na sede do STF, foi solicitada pelo governador do Pará com o objetivo de sensibilizar o magistrado, que concedeu a liminar em dezembro passado após ação movida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), alegando abusividade nos percentuais cobrados.
"Há a necessidade de validação no Supremo dessa importante cobrança, para reverter benefícios à população a partir das riquezas hídricas do Estado", reforçou Helder Barbalho, explicando que a alíquota de 0,2% foi obtida a partir de cálculos do custeio para atuação das secretarias envolvidas no processo de fiscalização.
O governador lembrou ainda que as empresas que fazem exploração hídrica no Estado nunca pagaram a taxa, criada em 2015. Mas quando autuadas por essa inadimplência, apresentaram uma conta superior de custeio, somada a multas e outros valores, e o STF acabou suspendendo a cobrança.
"Em algum momento precisamos ouvir os dois lados. Ambos têm dificuldades, empresas e Estado. Tem que se acertar um ponto de equilíbrio. Então, vou estudar de novo o caso", afirmou o ministro Luís Roberto Barroso.
Tags
Especial Taxa hídrica tributação
Relacionadas
-
Bolsa Talento
Canoísta paraense conquista ouro em Santa Catarina
-
Turismo
Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó
-
Profisco II
Sefa apresenta ações de modernização da gestão fazendária a servidores
-
'Talentos Esportivos'
Seel amplia projeto com inscrições para turmas no Mangueirão
-
30 dias
Segup apresenta balanço da atuação integrada da Força Nacional
-
Estratégia
Ciop inicia trabalho integrado com a Força Nacional
-
Em Santarém
Hospital Regional do Baixo Amazonas ganha classe hospitalar
-
Por todo Pará
Santarém recebe Ação Cidadania com diversos serviços para a população
-
Trafegabilidade
Setran intensifica obras de recuperação da Rodovia PA-140
-
Gravidez e direção
Detran alerta sobre os cuidados que gestantes devem ter em veículos