Sustentabilidade

Cooperativa de catadores gera renda e protege o meio ambiente

Cooperativa de catadores de materiais recicláveis está na 14ª Feira da Indústria do Pará. trazendo muitas ideias sobre preservação do meio ambiente, sustentabilidade e geração de emprego e renda.

Cooperativa de catadores de materiais recicláveis está na 14ª Feira da Indústria do Pará. trazendo muitas ideias sobre preservação do meio ambiente, sustentabilidade e geração de emprego e renda.

Há cinco anos, a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci trabalha com coleta seletiva de materiais recicláveis em Belém. O trabalho é desenvolvido por 70 cooperados, a maioria mulheres, que todos os dias saem pelas ruas da capital para arrecadar os materiais com a ajuda de um caminhão e também bicicletas.

A cooperativa trabalha com parcerias. Tudo o que é arrecadado como papel, jornal, vidros, garrafas, latas de aço e alumínio, garrafas de água e refrigerante em produtos reutilizáveis acaba virando moeda de troca com os parceiros que trabalham junto com a Cocavip.

Como forma de gerar renda, no estande da Cocavip na FIPA 2019 é possível encontrar produtos feitos por cooperativas parceiras, como camisas personalizadas, laços de cabelo, colares, entre outros.

“Para nós, é uma emoção muito grande, pois estamos criando a possibilidade de que as famílias catadoras tenham uma condição de vida melhor e ainda contribuímos para a preservação do meio ambiente”, explicou Manoel Ferreira, coordenador da Cocavip.

Vale lembrar que as cooperativas, de um modo geral, são pautadas com base na economia social solidária em que os meios de produção e também a renda gerada pelo processo são distribuídos entre os associados e têm como objetivo principal gerar trabalho, renda e ainda contribuir para a proteção do meio ambiente como no caso da cooperativa de materiais recicláveis de Icoaraci.

Tags

Fiepa FIPA2019 indústria

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.