AGRO É TECH!
Diversas técnicas de propagação de espécies frutíferas nativas e cultivadas na Amazônia são tema do 5º Curso Prático que a Embrapa Amazônia Oriental realiza no período 10 a 14 de junho, em Belém. O curso é destinado a produtores rurais, técnicos em geral e extensionistas dos municípios do nordeste paraense, com foco na profissionalização e fortalecimento da fruticultura na região.
Entre os objetivos do curso está a melhoria da qualidade dos frutos e o incremento à produtividade das plantas, pois a produção da fruticultura valorizada é um elemento essencial ao desenvolvimento sustentável, fortalecendo o conceito da floresta em pé que gera renda às comunidades e toda a Amazônia, conforme explicou a pesquisadora Walnice Oliveira, uma das organizadoras da formação.
O 5º Curso Prático Propagação de Espécies Frutíferas Nativas e Cultivadas na Amazônia contempla, em sua programação, as seguintes espécies: bacurizeiro (Platonia insignis), muricizeiro (Byrsonima crassifolia), cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), abieiro (Pouteria caimito), taperebazeiro (Spondias mombin), pequiazeiro (Caryocar villosum) e castanheira-dobrasil (Bertholletia excelsa). Além de espécies introduzidas de outros países e cultivadas na Amazônia como a ramboteira (Nephelium lappaceum), o mangostãozeiro (Garcinia mangostana) e o abricoteiro (Mammea americana).
Em etapas teóricas e práticas será demonstrada parte do resultado de décadas de pesquisa realizada pela Embrapa Amazônia Oriental com considerável acervo de tecnologias sobre as técnicas de propagação.
São técnicas ainda pouco utilizadas pelos agricultores em razão de não dominarem os métodos recomendados, a exemplo da aceleração da germinação de sementes de espécies que apresentam dormência, mas principalmente, práticas para a propagação assexuada por meio de enxertia, estaquia e alporquia. Durante o curso também será demonstrada a tecnologia de substituição da copa de algumas fruteiras, tais como o cupuaçu.
O curso é realizado pela Embrapa em parceria com o IdeflorBio, por meio dos projetos Melhor Fruta e GRANDIFLOR.
Participam como palestrantes os pesquisadores da Embrapa José Edmar Urano de Carvalho, Rafael Moysés Alves, Walnice Oliveira, com participação de Benito Barbosa Calzavara (IdeflorBio). Na equipe do evento integram Álvaro Malcher Henriques, Antônio Miranda Pinheiro, Manoel Oliveira de Carvalho, Roberto Jerônimo de Souza e Mazillene Borges.
Embrapa Amazônia Oriental
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Informações: +55 (91) 3204-1014 (Email: cpatu.sac@embrapa.br )
Tags
agropecuária Embrapa Qualificação,
Relacionadas
-
Projetos Sociais
FriGol investe em projetos sociais em Água Azul do Norte e São Félix do Xingu
-
Pecuariando
Projeto visa redução do preço da carne bovina e estudo de novas tecnologias para o setor no Pará
-
Agropec
Hydro promove conscientização ambiental durante 53ª Agropec
-
Educação a Distância
Faça cursos online sem gastar um tostão para encarar o mercado. Confira as dicas
-
Meio Ambiente
Vazamento de óleo de embarcação na Vila do Conde já foi controlado
-
Agropecuária
Pará assume vice-presidência da região Norte em fórum agropecuário
-
Agricultura
Emater organiza grupo de trabalho para atuar em São Domingos do Araguaia
No município de São Domingos do Araguaia, região sudeste do Estado, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizam o Diagnóstico Rural Participativo (D... -
Economia
Feira Agropecuária de Piçarra quer incentivar o agronegócio
Nesta quinta-feira (13), às 19 h, começará no Parque de Exposições a 9ª Feira Agropecuária de Piçarra, município do sudeste paraense, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pa... -
Agropecuária
Pará recebe visita da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)
Representantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estão no Brasil avaliando o serviço veterinário em 15 Estados brasileiros, entre eles o Pará, que alcançou, ano passado, certificação do Min... -
Estudo
Pesquisa apresenta o avanço da pecuária em dez anos no Pará