Jovens empreendedores

EmBarca Amazônia 360° premia projetos de jovens empreendedores de Barcarena e Abaetetuba

Projeto social desenvolvido pela Hydro chega a fase final de apresentação de ideia de negócios sustentáveis para a região

Ideias de negócios sustentáveis de 45 jovens empreendedores de Barcarena e Abaetetuba serão apresentados, no dia 28, a partir das 14h, no hotel Samaúma em Barcarena, na etapa final do programa EmBarca Amazônia 360°, uma realização da Hydro e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia com apoio da Prefeitura Municipal, Redes-ODS Barcarena, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Grupo Educacional IEPAM e Cruzeiro do Sul Virtual – Educação à distância. Essa etapa final – o Demo Day - é o momento em que os participantes apresentarão seus planos de negócios a possíveis mentores, incentivadores, investidores ou clientes.

Os participantes do projeto foram reunidos em 12 grupos para mostrarem os resultados em formato de defesa de suas ideias, durante três minutos, às pessoas que podem ajudá-los no futuro, concentrando as informações essenciais e diferenciadas dos seus negócios. As propostas dos jovens empreendedores se concentram nas cadeias de turismo, açaí e biodiversidade, escolhidas por eles durante os workshops iniciais do EmBarca Amazônia 360° e estão ligadas ao aproveitamento de resíduos, ao uso sustentável dos recursos naturais e à valorização das comunidades tradicionais e extrativistas.

Após responderem as dúvidas dos convidados, será feita a avaliação das propostas, seguida de premiação de três equipes vencedoras.Segundo Luana Coelho, do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, o Demo Day é o momento de culminância e de apresentação das ideias de negócios sustentáveis que contribuirão ao desenvolvimento local. “Além disso, é uma fase importante de apoio ao ecossistema de empreendedorismo do município, assim como o início da inserção de nossos novos empreendedores a este. Esperamos que eles passem a enxergar as oportunidades de suporte e de parcerias para alavancar suas ideias trabalhadas até esta etapa”, acrescenta.

Com foco no empreendedorismo voltado ao público entre 18 e 29 anos, que reside ou estuda em Barcarena e Abaetetuba, o EmBarca Amazônia 360° é um projeto de educação e formação de jovens empreendedores socioambientais. Dividido em três etapas de qualificação – workshops Despertar, Ideação e Demo Day -, o projeto buscou alavancar ideias de negócios sustentáveis na região, com foco nos recursos da floresta e na biodiversidade. Foram aproximadamente seis meses de desenvolvimento dos planos de negócios.

“O EmBarca Amazônia 360° despertou a curiosidade dos participantes para toda a riqueza que está em volta deles. Essa é a riqueza que a Amazônia proporciona e muitas vezes passa despercebida no nosso dia-a-dia. Estamos mostrando a eles que há muitas oportunidades de futuro nos seus municípios”, explica Luana Carvalhosa, gerente sênior de Programas Sociais da Hydro.

Tags

Abaetetuba Barcarena Empreendedorismo hydro Juventude

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder