Inovação em pauta

Hydro e Açaí Valley promovem 1º Shark River de Startups em Belém

O evento ocorre nesta quarta-feira (26) e colocará frente a frente representantes de oito startups dos segmentos de finanças, industrial, social, gestão de pessoas e serviços com líderes e profissionais do segmento de Bauxita & Alumina (B&A) da Hydro.

O 1º Shark River reunirá startups paraenses na sede da Hydro em Belém. A parceria com a Açai Valley (Associação Paraense de Tecnologia & Inovação) colocará frente a frente representantes de oito startups dos segmentos de finanças, industrial, social, gestão de pessoas e serviços com líderes e profissionais do segmento de Bauxita & Alumina (B&A) da Hydro. O objetivo é fomentar a inovação no Pará por meio da consolidação de startups como fornecedoras de soluções digitais para a indústria.

O modelo do evento proporcionará a cada startup uma apresentação de 10 minutos – conhecida como “pitches” – que contemplará propostas de negócios aos representantes da Hydro. As startups também precisarão explicar e comprovar, entre vários tópicos, como é seu modelo de negócio e gestão, capacidade técnica, especialidade de mercado, além de estágio de desenvolvimento em que se encontram: Ideation (conceito de solução ainda não testado com clientes), MVP – Minimum Viable Product (já possuem um produto testado com cliente) e Tração (já comercializam produto no mercado).

Após esta etapa, o grupo de profissionais da Hydro selecionará as startups que tenham maior sinergia com os desafios atuais da companhia. A partir daí, será realizada uma prova de conceito que validará se a solução proposta pela startup agrega valor à empresa.

“O objetivo da Hydro é fomentar a inovação no Pará. Esta primeira ação conjunta com a Açaí Valley é relevante porque as startups estão na vanguarda do desenvolvimento de soluções e modelos de negócios inovadores. Muitas vezes, as startups conseguem gerar insights e produtos tecnológicos de forma muito mais rápida e assertiva do que as grandes organizações. A Hydro ainda considera estratégico que este relacionamento com os ecossistemas digitais do Pará enriqueça seus profissionais e cultura organizacional”, analisa Daniel Moraes, gerente sênior de transformação digital da Hydro.   

A expectativa é desenvolver futuramente a possibilidade da Hydro ter as startups como fornecedoras de soluções para o segmento de B&A da Hydro. “A empresa tem um dos principais parques industriais no Estado e estas iniciativas podem proporcionar desafios para que startups busquem melhores práticas, analisem novos modelos de negócios, testem e validem suas soluções com as equipes da Hydro, avançando em suas jornadas de maturidade com foco na indústria, o que pode abrir oportunidades fora do estado”, conclui Daniel.  

"O evento é uma oportunidade importantíssima de conectar as Startups com as demandas reais da indústria, onde elas terão oportunidade de gerar negócios. A Açaí Valley busca alavancar o ecossistema empreendedor e acelerar startups da região Norte, disseminando conhecimento e gerando conexões. Ter profissionais da Hydro de qualificação altíssima avaliando os produtos ou serviços das startups para escalar seus respectivos potenciais para uma competitividade nacional é gratificante para nossa Associação Paraense de Tecnologia & Inovação", analisa Kamila Brito, Vice-Presidente da Açaí Valley.

A Hydro e a Açai Valley também avaliam realizar palestras sobre conhecimentos da área de digitalização, conhecidos como Meetups, e uma edição do Hydrothon (a maratona de desenvolvimento tecnológico – hackathon - da Hydro).

Tags

empreendorismo hydro Negócios startups

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder