PEQUENOS DEVOTOS

Projeto Nazaré das Crianças lança painel e recebe imagem peregrina da Romaria das Crianças

Com a intenção de ensinar um pouco mais sobre o Círio de Nazaré, a Prefeitura de Belém, por meio do projeto Nazaré das Crianças, lançou na manhã desta quarta-feira, 9, na escola Municipal Professor Antônio Carvalho Brasil, no bairro da Condor, o painel "Círio: Caminho de Oração", que é composto de desenhos e poesias de cerca de 300 alunos das escolas públicas municipais de Belém.

Durante a apresentação do painel, os alunos receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, da Romaria das Crianças, na frente da escola e seguiram em procissão até à quadra esportiva, onde professores, alunos e familiares rezaram uma novena. Em seguida, a professora de língua portuguesa, Eliane Marília Fernandes, idealizadora do projeto, apresentou o painel deste ano e contou um pouco sobre a iniciativa desenvolvida na biblioteca Professora Socorro Brasil, desde 2001.

“Gosto de abordar o Círio mostrando que Nossa Senhora traz o menino Jesus, sendo a base do evangelho. O desenho é feito a partir de duas circunferências que representam a cabeça de Maria e do menino Jesus. É emocionante ver a reação das crianças, quando terminam o desenho da Santa”, comentou a professora, ressaltando o respeito à manifestação religiosa.

Desenhos - Cada aluno usou a sua criatividade para desenhar a imagem de Maria e escrever um recadinho agradecendo ou pedindo uma graça. A estudante Lorenna Monteiro, de 9 anos, estudante do 4º ano, conta que sua família vivencia o Círio e já teve a oportunidade de ir na Romaria das Crianças.

“Minha mãe vai na corda todo ano e eu sempre vou no Círio das Crianças. Este é o segundo ano que participo do projeto e busquei fazer um desenho bem florido da santinha”, contou Lorenna.

Ádria Ataíde de Magalhães, de 10 anos, estudante do 4° ano, fala do sentimento que tem por Maria. “Ela não é só mãe de Jesus Cristo, ela é nossa mãe também e a gente tem que a homenagear. No Círio das Crianças já fiz alguns pedidos como continuar estudando aqui na escola e ter sempre a minha amiga Lorenna”, comentou a menina.

Público - A comunidade escolar esteve presente, com familiares e convidados dos alunos durante o lançamento do painel. A empregada doméstica, Caroline Santos da Silva, mãe da Lorenna, tem lembranças da festividade, desde que a sua avó paterna vivencia o Círio, e que já fez muitos pedidos.

“Com a mesma idade da minha filha, eu já acompanhava o Círio com a minha avó. E depois de adulta, comecei a ir na corda, pagando promessa”, comentou Caroline. Ela ainda ressalta que o projeto Nazaré das Crianças é muito importante para mostrar um pouco do que é o Círio. “Acredito que muitas crianças aqui não vivem o Círio e essa é uma oportunidade maravilhosa delas o conhecerem”, conclui.

Convidada pela professora da escola, Avany Moraes, a paulista Maria Santana, que mora atualmente em Montreal, no Canadá, está visitando Belém pela primeira vez por conta de uma pesquisa de mestrado para a Universidade do Quebec sobre a participação das mulheres em peregrinações. E aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto Nazaré das Crianças.

“É bem interessante ver que o Círio é uma manifestação religiosa e cultural que é vivenciado desde quando elas são crianças. Gostei muito do projeto, me surpreendi com os desenhos feitos pelos alunos e essa relação deles com a imagem peregrina”, elogiou.

Organização do Círio - A organização do Círio acostumada a visitar vários lugares durante o ano ficou encantado com o projeto. “É muito gratificante saber que as crianças desenharam com tanto carinho a imagem de Maria. E quando a gente chega com a imagem peregrina, é emocionante ver o rostinho delas encantadas com Nossa Senhora”, destacou Silvânia Campos, da coordenação da Romaria das Crianças, que durante o ano visita as escolas de Belém.

Romaria das Crianças - A Romaria das Crianças será realizada no domingo, dia 20 de outubro. A missa começa às 8 horas, na praça Santuário e percorre a travessa 14 de março, avenida Governador José Malcher, e retorna pela avenida Nazaré para a chegada à Basílica. Aproximadamente, 5 mil pessoas participam da procissão.

Tags

Círio2019 semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder