CAPACITAÇÃO GRATUITA

Valorização da mulher no mercado de trabalho é um dos objetivos dos cursos da Combel

Nos últimos 27 anos, a probabilidade de uma mulher trabalhar foi 26% inferior que a de um homem, com uma melhoria de apenas 1,9% com relação a 1991, é o que aponta um estudo realizado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), divulgado em março deste ano.

Visando mudar a vida de muitas mulheres e o cenário de desigualdade, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), realiza desde 2013 cursos e capacitações gratuitas promovendo novas oportunidades e mudança de vida. Somente este ano, foram 1.200 beneficiadas. 

"Oferecemos um papel de transformação e de mudança familiar. Hoje, temos inúmeras mulheres que assumem seu papel de importância na economia, no empreendedorismo e na erradicação das desigualdades", explicou a Coordenadora da Combel, Noeme Barbosa. 

São diversos cursos, entre eles, artesanato, crochê, bijuteria, gestão de pequenos negócios, materiais recicláveis e doces finos. Mensalmente são divulgados no site da Prefeitura de Belém os cursos que serão ofertados, abertos ao público e totalmente gratuitos, com o objetivo também de ajudar na vida financeira das alunas.

"Em setembro de 2018 eu soube de um curso de crochê para iniciantes oferecido pela Combel, logo pensei: É a minha chance de aprender. Fiz o curso, saí com a minha primeira touca pronta. Depois iniciei outros cursos e fui aprendendo novas técnicas, hoje isso também é uma fonte de renda em minha casa", contou a professora e artesã, Márcia Ferreira. 

Leia também: Cursos da Combel proporcionam mudança de vida para os alunos.

"Os cursos ocorrem mensalmente, e o objetivo é causar esse impacto social na vida das mulheres, empoderamento com o crescimento da vida econômica delas, com a reestruturação da vida e até mesmo com o crescimento da autoestima", disse Noeme.   

Recomeços – Além dos novos conhecimentos e de melhora da autoestima, os cursos também se tornam locais de recomeço. "Uma das coisas que a gente percebe é que aqui elas encontram novos horizontes, novos começos. Esse é um dos resultados que a gente consegue perceber", ressaltou.

As aulas ocorrem no auditório da Combel, localizado na avenida Boulevard Castilhos França, no bairro do Comércio, em Belém, local de reescrever histórias. "A gente tem as histórias de muitas mulheres que mudaram de vida por meio de nossos cursos, desde mulheres com depressão, até mulheres que foram abandonadas por maridos e hoje vivem do dinheiro que ganham na produção do artesanato, trabalhando na própria casa", contou a Coordenadora da Combel. 

Próximos cursos – Para o mês de novembro será ofertado um woorkshop de crochê e o curso de bijuteria para iniciantes. A abertura das inscrições será divulgada no site da Prefeitura, e quando abertas, os interessados podem se inscrever pelo e-mail coordenadoriadamulherdebelem@hotmail.com

"Quando a gente vê que a qualidade vida da mulher melhora, quando a gente vê que a autoestima dela melhorou, isso nos dá uma sensação de gratidão em ver que o poder público conseguiu realizar o começo de uma nova história e ajudou na melhora da vida de muitas pessoas. Por isso, estamos fechando novas parcerias para promover mais cursos e palestras, tudo gratuito", finaliza Noeme Barbosa.

Tags

combel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder