Destaque

Jovem músico de Belém regeu Orquestra Ouro Preto

A recente oportunidade de reger a Orquestra Ouro Preto fez com que o jovem chegasse um pouco mais perto desse objetivo.

O jovem músico paraense de 23 anos, Renan Cardoso, é formado pelo Projeto Vale Música e sonhava em se tornar um maestro renomado, com reconhecimento internacional. A recente oportunidade de reger a Orquestra Ouro Preto fez com que o jovem chegasse um pouco mais perto desse objetivo. Por meio do Projeto de Intercâmbio Musical promovido pelo Programa Vale Música, Renan recebeu o convite do regente titular da Orquestra Ouro Preto – OOP, Rodrigo Toffolo, para reger um dos concertos da orquestra, em apresentação no último dia 10 de novembro, no Teatro SESC Palladium Belo Horizonte, na capital mineira. Renan Cardoso regeu a Orquestra na abertura do concerto que faz parte do Projeto Série Principal, da OOP.

O intercâmbio, que é uma iniciativa da Vale, tem como objetivo aumentar as conexões dos projetos apoiados pela Vale, transformando o olhar e desenvolvimento do trabalho artístico e humanístico dos alunos e músicos. Desta forma, a proposta foi que Renan Cardoso pudesse reger a peça de abertura do concerto.

“Foi a primeira orquestra que regi fora da minha cidade. Então a expectativa foi muito grande para ter esse contato com músicos de fora de Belém e de reger a Orquestra de Ouro Preto. Esta sem dúvida foi uma experiência de aprendizado, muito importante para a minha carreira”, explica Renan. 

Talento - Antes de desenvolver suas habilidades como regente, Renan Cardoso começou sua carreira na música aos sete anos de idade e iniciou seus estudos como violinista, no Projeto Vale Música Belém, realizado pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com patrocínio da Vale. Ele foi aluno dos professores Antônio de Pádua Batista, Paulo Keuffer, Silvia Matos Ronaldo Sarmanho e Serguei Firsanov. Formando-se em Bacharel em Música - Habilitação em Violino, pelo Instituto Estadual Carlos Gomes-IECG, fazendo parte da classe dos professores Serguei Firsanov e Marcus Guedes. 

A descoberta da sua aptidão para a regência orquestral fluiu naturalmente e Renan foi convidado, este ano, para ser o regente titular da Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), grupo onde foi um dos integrantes, como violinista. Além de reger a OJVM, Renan Cardoso dá aulas de violino no projeto onde iniciou sua carreira musical e no Instituto Estadual Carlos Gomes, sendo ainda violinista na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Ele também já participou como maestro assistente do IV Encontro de Canto da Amazônia – ENCANTA, regendo a ópera `La Serva Padrona` de G. B. Pergolesi, sob orientação do maestro Pedro Messias.

Orquestra Ouro Preto - Criada em 2000, é uma das orquestras mais prestigiadas formações orquestrais do país e tem como diretor artístico e regente titular o Maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. A OOP tem atuação marcada pelo experimentalismo e ineditismo, sob os signos da excelência e da versatilidade. Em sua trajetória, destaca-se a presença em todo o território nacional e nas principais capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador e Natal. No exterior, sua qualidade foi comprovada em turnês de sucesso, com presença de grande público em apresentações na Inglaterra, Portugal, Espanha, Argentina e Bolívia. 

A OOP possui onze trabalhos registrados em CD e sete em DVD e em sua discografia destaca-se o Prêmio da Música Brasileira 2015, na categoria Melhor Álbum de MPB, a indicação ao Grammy Latino 2007, como Melhor Disco Instrumental por Latinidade, e a distribuição mundial dos discos Latinidade – Música para as Américas e Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

Sobre o Programa Vale Música – a iniciativa tem como objetivo busca integrar diversos projetos de música patrocinados pela empresa no Brasil para incentivar o desenvolvimento da música de concerto.

Tags

cultura musica VALE

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder