EMPREGO E RENDA

Cursos do Fundo Ver-o-Sol oferecem qualificação, certificação e oportunidade para todos

Atualmente, a taxa de desocupação no Brasil é de 11,8%, uma leve queda em relação ao trimestre anterior, finalizado em junho, quando 12% da população estavam sem trabalho. Os dados foram apresentados em outubro deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Mesmo o número de desemprego ter apresentado queda, no país ainda existem 12,5 milhões de pessoas que estão desempregadas. 

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundo Ver-o-Sol e Portal do Trabalhador, oferece cursos gratuitos em diversas áreas, para a capacitação e qualificação de pessoas que buscam oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Somente em 2019, cerca de 3.900 alunos foram formados pelo Fundo Ver-o-Sol. 

"São oportunidades dadas para essas pessoas, que muitas vezes vêm desacreditadas. A gente passa todo nosso conhecimento para eles, com muito carinho, para que eles possam ingressar no mercado de trabalho e mudar de vida. Muitos deles têm muitas dificuldades até para conseguir o dinheiro do transporte para vir para o curso, mas eles não desistem", disse o coordenador em exercício do Fundo Ver-o-Sol, Aldenir Nascimento.

Aprendizado Oportunidade que o Matheus Ferreira agarrou com as duas mãos. O jovem de 21 anos nunca tinha trabalhado antes, estava em busca do primeiro emprego, quando ficou sabendo por meio da sogra sobre os cursos ofertados pelo Fundo Ver-o-Sol. "Minha sogra me falou e fui me inscrever. Eu aprendi muita coisa no curso, lá eu tive uma base para começar a trabalhar e agora trabalhando aprendi bem mais", contou Matheus.

O Fundo Ver-o-Sol oferece cursos semanais gratuitos para a população, entre eles estão: garçom e garçonete, atendente de farmácia, operador de caixa, limpeza e higienização predial, qualidade no atendimento e oratória. Os interessados devem ir até o prédio que fica localizado na Avenida Cipriano Santos, bairro de São Brás, com o RG, CPF e comprovante de residência.

Cursos que mudam a vida de pessoas como o Matheus, que com ajuda do aprendizado e da certificação, conseguiu o primeiro emprego. Cursos que qualificam e capacitam para o mercado de trabalho. "O curso foi importante pois eu consegui ter uma base para poder trabalhar, consegui o emprego dias depois de terminar o curso. aprendi bastante, foi uma ótima experiência, recomendo à todos", ressaltou Matheus.

 

Tags

portal do trabalhador ver-o-sol

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder

      15 Minutes Ago

      Diego Serra

      Ótima oportunidade para enriquecer o curriculo


      • in this conversation
          Media preview placeholder