MELHOR IDADE

Mutirão leva assistência e saúde aos idosos no bairro do Tapanã

Idosos que são atendidos pelo Centro de Convivência Zoé Gueiros, localizado no bairro do Tapanã, participaram nesta sexta-feira, 17, no auditório da Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Tapanã, da programação Mutirão do Idoso, que levou serviços de saúde, com atividades de interação social e informações das ações do Centro de Convivência para todos os idosos da comunidade.

A ação faz parte da integração entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Papa João Paulo XXII (Funpapa) e o instituto Albert Einstein, com o objetivo de promover o fortalecimento de vínculo do idoso na família e na comunidade, sendo uma realização do grupo Feliz Idade (intergeracional), da UMS do Tapanã.

“Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida dos adultos da terceira idade, por meio de atividades de saúde e assistência para que eles se sintam acolhidos e produtivos na sociedade”, destacou Vânia Lima, coordenadora do Centro de Convivência Zoé Gueiros.

A senhora Conceição Miranda, de 86 anos, contou que após perder um neto de 22 anos, estava sem ânimo para continuar as suas atividades diárias, mas depois que conheceu o Centro tudo mudou na sua vida. “A minha vida estava quase acabada. Mas uma amiga me levou para o Zoé e a minha vida mudou completamente. Eu acho que se eu não tivesse esse apoio eu teria morrido”, contou dona Conceição.

Programação - Durante o evento, o público assistiu à apresentação do grupo de carimbó da terceira Idade do Zoé Gueiros. E também puderam aferir a pressão arterial, verificar a glicemia e obter orientação sobre saúde do idoso. 

Segundo Mariana Monteiro, assistente social da Sesma, a ação busca a interação do grupo para divulgação dos trabalhos que o Centro desenvolve. “A maioria das pessoas não conhece os trabalhos do Centro de Convivência e dos que são desenvolvidos na Unidade de Saúde, como o Programa Saúde do Idoso, que atende a cerca de 65 idosos, proporcionando atividade de memória, orientações sobre os aspectos de saúde do idoso e atividades físicas. A ação objetiva divulgar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltado à pessoa idosa. Como eles já participam aqui, do grupo Feliz Idade, serão os nossos divulgadores”, explicou Mariana. 

Moradora do bairro do Tapanã, Dalina Oliveira, de 63 anos, vai todas as quartas e sextas-feiras à UMS Tapanã, onde faz parte do grupo Feliz Idade, no qual desenvolve atividades físicas. “Me sinto muito feliz em ter esse espaço para atividades. E fiquei sabendo que também posso participar das atividades desenvolvidas no Zoé. Moro aqui próximo e nem sabia que lá são disponibilizados  tantos serviços”, contou dona Dalina.

Centro - O Centro de Convivência Zoé Gueiros conta com uma equipe multidisciplinar e atende a cerca de 420 idosos, com idade de 60 anos ou mais, em diversas atividades culturais, de lazer e educação física, como canto, teatro, dança, recreação, oficina de arte, turismo cidadão, atividades físicas, funcional, pilates e outros.

Serviço: Os idosos interessados em participar das atividades do Centro Zoé Gueiros, as inscrições para matrícula e estarão abertas, em breve. Antes, os idosos devem procurar o CRAS de seu bairro e solicitar encaminhamento ao Zoé Gueiros. A próxima reunião de acolhimento será realizada no dia 21 de fevereiro, próximo. Para se inscrever, o idoso deve ser residente do município de Belém, possuir o CadÚnico, e apresentar CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

 

Tags

funpapa sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder