Capacitação

Moradores de Altamira recebem certificados de cursos ofertados pela Norte Energia

Mais de 230 moradores dos cinco bairros construídos pela empresa, em Altamira, foram beneficiados com cursos do projeto Belo Monte Comunidade

O altamirense Luiz Fernando Santos, 20, que vive no bairro Casa Nova, em Altamira, no sudoeste paraense, recebeu, na manhã desta quarta-feira (22) seu certificado de capacitação em mecânica de motocicletas. Ele foi um dos 230 participantes dos cursos profissionalizantes ofertados pelo Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia desenvolvido nos cinco novos bairros construídos no município pela empresa. "Foi uma oportunidade para aprender algo novo e me tornar um empreendedor, ter minha própria oficina", observou.

A aposentada Luiza Helena, 63, que vive no bairro Jatobá, também comemora a certificação e o sucesso na confecção personalizada de sacolas em tecido.  "Foi meu primeiro curso profissionalizante e estou muito feliz. Durante as aulas costurei quatro sacolas e, após o curso, já produzi outras quatro em casa, todas vendidas", explica a moradora.

De forma itinerante, entre 9 de novembro e 14 de dezembro do ano passado, a empresa percorreu os cinco novos bairros de Altamira com o Belo Monte Comunidade Ação Social. O projeto realizou 39.508 atendimentos nas áreas de cidadania, saúde, capacitação profissional, esporte, cultura e lazer.

Durante as ações - que contaram com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e parceria com as Associações de Moradores dos novos bairros - os moradores acessaram gratuitamente serviços de emissão de documentos, testes rápidos de saúde, tratamento odontológico, cursos de alimentação saudáveis e capacitação profissional.

De acordo com Dário Lemos, superintendente do SESI e diretor regional do SENAI no Pará, que prestigiou a certificação dos novos profissionais de Altamira, a qualificação da comunidade significa um avanço para a região. “É a culminância de um projeto importante, que dá oportunidade de geração de renda, autossuficiência e dignidade de trabalho nessas localidades”, destacou o executivo.

Para Rita Arêas, vice-presidente da Fiepa, a parceria com a Norte Energia tem rendido bons frutos. “A partir de agora, os moradores estão capacitados ao mercado de trabalho, o que significa mudança de vida e protagonismo”, observou a gestora.

Segundo Fernanda Mayrink, coordenadora de projetos da Norte Energia, a entrega dos certificados conclui apenas a primeira etapa do Belo Monte Comunidade, cujas ações terão continuidade ao longo de 2020. “São ações voltadas especificamente aos moradores desses cinco bairros, que têm como intuito fortalecê-los enquanto sociedade organizada, desenvolvida socioeconomicamente”, ressaltou Mayrink.

Durante a solenidade, o presidente da Associação de Moradores do bairro Casa Nova, Isac Bezerra, falou que o projeto veio para somar. “A Norte Energia plantou uma semente importante que já vem rendendo frutos. A partir do curso de mecânica de motos, por exemplo, já firmamos nova parceria com o SENAI Altamira e ampliamos a capacitação para mais moradores”, destacou a liderança. 

Tags

Altamira capacitação Norte Energia

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder


      • in this conversation
          Media preview placeholder


          • in this conversation
              Media preview placeholder