OUTEIRO
Foto: Talison Lima - Ascom Arout
Cerca de 700 alunos do ensino infantil da Fundação Escola Bosque tiveram a oportunidade de conferir a peça “Os Saltimbancos”, espetáculo apresentado pela companhia Encenação Cultural do Pará, nesta terça-feira, 27. Foram exibidas duas sessões gratuitas no auditório José Mariano Klautau de Araújo.
Pela manhã, nos primeiros minutos de apresentação o auditório foi contagiado pela alegria do espetáculo, que arrancava risadas e muitos aplausos da plateia.
“A Fundação Escola Bosque está promovendo uma semana cultural, trazendo ao auditório e teatro da fundação espetáculos voltados principalmente para o público infantil. Com isso, desejamos integrar as atividades artísticas no dia a dia da escola bosque”, contou Igor Fonseca, diretor geral da Funbosque.
O musical é uma adaptação da peça de Sérgio Bardotti e Chico Buarque e conta a história de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que estão insatisfeitos com seus patrões e resolvem se reunir para formar um grupo musical na cidade grande. Durante o caminho eles encontram obstáculos para conquistar o sucesso e a liberdade.
Os colegas de turma Rafael Pinheiro, de 9 anos, e Luiz Carlos da Conceição, de 8 anos, se divertiram. “Foi muito legal assistir essa peça. É uma forma diferente de aprender a respeitar os animais e o meio-ambiente”, disse Rafael.
Na plateia, a professora Ana Claudia Costa estava animada. “Eu e meus alunos adoramos ‘Os Saltimbancos’. É muito bacana esta iniciativa da Fundação Escola Bosque de trazer cultura para a criançada no início das aulas, integrando educação, arte e meio ambiente por meio do teatro”, contou a professora.
Oficinas - Nas próximas semanas, as turmas terão momentos de aprendizado das artes teatrais em oficinas promovidas na escola. “Essas oficinas serão voltadas para as turmas da educação infantil e do ensino fundamental, com direção do professor Fernando Matos, do Encenação Cultural do Pará. No final do módulo, vamos preparar um lindo espetáculo que será apresentado pelos nosso alunos”, adiantou Igor.