OBRAS
Os moradores da ilha de Cotijuba receberam na tarde desta quinta-feira, 1, a nova Unidade Educacional da Faveira, completamente reformada e ampliada.
A escola municipal, localizada na rua Jarbas Passarinho e mantida pela Fundação Escola Bosque (Funbosque), conta a partir de agora com salas climatizadas, novos espaços, brinquedos, quadra poliesportiva, além de nova pintura e instalações elétricas.
"Nós duplicamos o atendimento aqui, com a construção de cinco salas. Construímos a primeira quadra poliesportiva da ilha, que fica aqui na escola", explicou a presidente da Funbosque, Beatriz Padovani. A Unidade Educacional da Faveira, com a ampliação, passa a atender mil alunos do ensino infantil ao fundamental.
O barqueiro Ferdelino da Silva, de 51 anos, conheceu o novo espaço, que agora vai atender de forma completa os seis netos dele, que são assistidos na escola. "O local está totalmente mudado. Antes, a cozinha era pequena, agora está grande e toda pintada, a quadra não existia, nunca tinha visto uma escola assim na ilha", disse.
Infraestrutura - Além da nova unidade de educação, Cotijuba vai passar a contar com um trapiche reformado e um novo flutuante. A autorização para a obra, que está orçada em cerca de R$ 1 milhão, foi assinada e a intervenção será vistoriada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
"Vamos entregar o trapiche completamente reformado e um novo flutuante, com nova estrutura para embarque e desembarque. A ideia é trazer mais mobilidade e segurança para a ilha", explicou a titular da Seurb, Annete Klautau.
O trapiche fica localizado na praça principal da ilha, sendo a porta de entrada de todas as embarcações que desembarcam turistas e mantimentos para Cotijuba.
Segundo Maria de Nazaré, de 48 anos, vendedora de lanches na praça, a reforma do trapiche vai ampliar a demanda de turistas na ilha. "Com a melhoria no acesso, o turista vai poder desembarcar na ilha com mais segurança", comemorou.
Outros pontos da ilha também estão passando por intervenções. A avenida principal, que leva até a praia do Vai Quem Quer, está recebendo dois quilômetros de pavimentação em bloquetes. O serviço está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O Campo de Futebol Municipal recebeu iluminação e passou a contar com doze refletores, podendo ser utilizado para o lazer à noite.