QUINTA DOS PARICÁS

Novas escolas de residencial em Icoaraci oferecem 1.500 vagas para educação infantil

Com mais de 1.500 vagas destinadas para alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), inaugurou, em parceria com o Governo Federal, na manhã desta quinta-feira, 6, mais duas escolas no residencial Quinta dos Paricás, na estrada do Maracacuera, em Icoaraci. 

A escola Municipal de Educação Infantil Círia de Nazaré Tulosa dos Santos, que vai atender em tempo integral, e a escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Maria de Belém Cavalcante Lessa, juntas, contam com 22 salas de aula, para atender alunos de 0 a 14 anos. Elas se juntam com a EMEI Luzmarina de Melo Muniz e a EMEIF Vanda Célia de Souza, inauguradas em agosto do ano passado, e têm capacidade de atender até 3 mil alunos ao todo.

Cerimônia - A inauguração contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, autoridades e pais de alunos. O gestor municipal conheceu a instalação das duas escolas, que contam com salas climatizadas, brinquedotecas, salas de arte, sala de informática e educativa.

"Estamos inaugurando duas escolas públicas, com melhor infraestrutura, equipe de professores preparados para que nossas crianças de escolas públicas estejam preparadas”, comentou o prefeito que lembrou a responsabilidades dos pais na manutenção das escolas.

“Cada um tem que olhar para a escola e passar a vê-la como parte de sua casa. Vamos conservar para outras crianças possam utilizar no futuro”, completou Zenaldo.  

Benefício - Estudante do sexto ano da escola Maria de Belém Cavalcante Lessa, o pequeno Miguel Cardoso, de 12 anos, foi só elogios para a nova escola. "Estou gostando muito da minha escola, da sala e, também, dos professores e colegas", contou.

Os pais dos alunos também elogiaram a estrutura das novas unidades. Moradora do residencial Quinta dos Paricás, a doméstica Ticiane Lima, de 27 anos, comentou que a rotina melhorou depois de matricular o filho de quatro anos, aluno da educação infantil, na unidade Círia de Nazaré, que atende em tempo integral.

“Me ajuda muito. Ele fica aqui em tempo integral, com isso, consigo fazer as coisas em casa com tranquilidade, pois sei que ele está aqui seguro e estudando”, comentou.

As escolas contarão com mais de 70 profissionais distribuídos entre corpo docente, administrativo, serviços gerais, merendeiras e assistentes escolares. “São professores e profissionais capacitados, que irão atuar em um ambiente para que as crianças aprendam com qualidade”, reforçou a titular da Semec, Socorro Aquino.

Reconhecimento - As novas unidades do Quinta dos Paricás homenageiam, in memoriam, duas professoras que foram servidoras da Semec, Maria de Belém Cavalcante Lessa e Círia de Nazaré Tulosa dos santos.

As famílias das homenageadas participaram da inauguração. O filho da professora Maria de Belém, Geraldo Lessa, se emocionou com a homenagem à mãe. “Toda essa homenagem mostra o que ela fez pela educação”, comentou.

Educação - As aulas nas duas escolas se iniciaram no dia 21 de janeiro, mas as matriculas seguem abertas, no Núcleo Administrativo (NAD) da Semec, localizado no residencial Quinta dos Paricás, ou junto à Comissão de Matrícula, no prédio sede da Semec, na avenida Governador José Malcher. As escolas também irão ofertar, no período noturno, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sem limite de idade.

Tags

gabinete semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder