Carnaval Inclusivo
"Horizonte de Esmeraldas: No voo e no canto da coruja, pelos diferentes, na escola das diferenças". É o tema do samba enredo da Escola de Samba da Matinha vai levar para Aldeia Cabana, dia 15 de fevereiro, a abordagem a importância da luta pela inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) e, como não poderia ser diferente, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) terá uma ala para abordar a questão de uma lúdica e rumo ao título de campeã.
Em ritmo acelerado de trabalho, a diretoria da Escola de samba recebeu a diretora executiva do CIIR, Paola Reyes e comissão de colaboradores para conhecer o trabalho da agremiação e contribuir para o enriquecimento sobre o tema relevante que levará várias abordagens de apresentação neste carnaval que vai levar não apenas alegria, mas, conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos e promover os direitos humanos.
Mês passado, foi a vez de uma comissão da Escola da Matinha conhecer as instalações e a assistência de média e alta complexidade que o centro de reabilitação oferece para PcD´s de todas as faixas etária. Em seu encantamento pela importância do serviço do CIIR na área da saúde pública, o presidente da Escola da Matinha, Rodolfo Trindade, afirmou que, através da festa mais popular do Brasil, o carnaval, ele vai contribuir para que o maior número de pessoas conheçam o trabalho realizado pela equipe do Centro de Reabilitação. “Esse trabalho é encantador”, desabafou.
Paola Reyes agradece a inédita parceria que vai levar o tema da inclusão para a avenida do samba. “É uma forma inovadora de falar sobre um assunto sério de forma descontraída que, certamente, deixará o recado no coração de quem participar do nosso carnaval. Isso é uma forma de promover, dignamente, a inclusão social das pessoas com deficiência”.
Estrutura - O CIIR oferta de diversas especialidades e tecnologias, voltados à Pessoa com Deficiência - PCD, sempre prezando pela acessibilidade, assistência segura, de qualidade e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.
O espaço possui uma estrutura singular com Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) destinado ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual. O destaque vai para a Oficina Ortopédica Fixa. Os usuários contam também com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II) para atendimento das complexidades com diversos procedimentos, inclusive de cirurgia oral e todo serviço de periodontia e endodontia.
Atendimento - Para ter acesso aos serviços, o usuário deve ser encaminhado, exclusivamente, através da Regulação Estadual, que recebe a solicitação das Regulações dos municípios, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário e agendado por meio do Sistema de Regulação (SISREG).
O Centro funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.