CARNAVAL 2020

Piratas das Batucada é a grande campeã do Carnaval de Belém

Após 46 anos de fundação, a escola Piratas da Batucada, do bairro da Pedreira, conquista o primeiro título de campeã do Carnaval de Belém. A torcida que acompanhava apreensiva cada nota soltou o grito de campeã que estava preso a há anos.

A apuração do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém do Carnaval 2020, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), se iniciou às 16 horas na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, nesta quarta-feira, 19. O anúncio da grade campeã ocorreu depois de mais de quatro horas do início da computação das notas dos grupos 3, 2 e 1.

A Piratas da Batucada, que foi a quarta escola a entrar na avenida no sábado, 15, em uma das noites do Desfile Oficial, levou para a avenida o enredo “Miguel Santa Brígida: O Arcanjo Dionisíaco do Drama, Fé e Carnaval!”, e levantou o público com 12 alas, três carros alegóricos e 1.200 brincantes.

O presidente de honra da escola, Ricardo Fernandes, se emocionou com o resultado. “Agradeço a Deus e a toda a diretoria da escola. Esse título é a comprovação de muitos anos de trabalho. Nós subimos em 2008, e todo mundo dizia que iríamos descer. Nós, até hoje, continuamos no primeiro grupo e agora somos campeões”, falou.

A torcida comemorou cantando alto o samba-enredo que deu à escola o título. Um dos compositores, Fabrício Monteiro, disse que estava com o coração disparado. “É uma felicidade muito grande ver a Piratas campeã, com uma obra nossa a felicidade é maior ainda. Faço parte da nova geração do samba paraense e estou muito feliz”, afirmou.

O presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, avaliou o Carnaval positivamente. “O resultado final do desfile foi muito bom, isso aconteceu por conta do intenso processo de diálogo entre a Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, e os carnavalescos. Além disso, esse ano inovamos dando mais espaço para as alegorias na dispersão”, disse o presidente. 

Outras campeãs - O título de campeã do segundo grupo ficou com a escola Acadêmicos da Pedreira, que conseguiu o acesso para o primeiro grupo. O presidente da escola, Antônio Brazão, se emocionou com a conquista e mandou uma mensagem para as agremiações do primeiro grupo: "O trabalho foi muito árduo, nós nos dedicamos ano todo para comemorar junto com a nossa comunidade. Esse prêmio significa muito. O grupo 1 que se cuide porque nós estamos chegando para ganhar”.

A escola campeã do terceiro grupo foi a Boêmios da Vila Famosa, do distrito de Icoaraci, que conseguiu subir para o segundo grupo. A presidente da escola, Michelle Araújo, disse que o título é mérito da comunidade: “Esse título foi merecido, porque somos uma agremiação que trabalha o ano inteiro. Não trabalhamos só no período de Carnaval, a gente briga pelo nosso espaço, pelo nosso Carnaval de qualidade. Não é fácil vir de Icoaraci, trazendo toda uma estrutura e brincantes".

Confira a classificação e as notas das escolas: 

Primeiro Grupo:

1 - Piratas da batucada (199,7 pontos)

2 - Bole Bole (199,3)

3 - Quem São Eles (199,2)

4 - Rancho Não Posso Me Amofiná (198,8)

5 - Matinha (198,6)

6 - Deixa Falar (198,4)

7 - Império Pedreirense (198,3)

8 - Xodó da Nega (197,3)

9 - Mocidade Unida do Benguí (194,3)

 

Segundo Grupo: 

1- Acadêmicos de Samba da Pedreira (199,6)

2- Grêmio Recreativo Carnavalesco Os Colibris (198,5)

3- Associação Carnavalesca Cacareco (196,5)

4 - Império Jurunense (196,0)

5 - A Grande Família (195,4)

6 - Coração Jurunense (195,0)

7 - Habitat do Boto (194,4)

8 - Mocidade Botafoguense (192,7) 

 

Terceiro Grupo:

1 - Associação Carnavalesca Boêmios da Vila (199,5)

2 - Mocidade Olariense (198,7)

3 - Guerreiros do Samba e do Amor (197,8)

4 - Nova Mangueira (197,4)

5 - Caprichosos da Cidade Nova (197,0)

6 - Embaixadores Azulinos (195,6)

7 - Rosa de Ouro (193,7)

8 - Parangolé do Samba (192,3)

*Colaborou Andrey Araújo

Tags

Carnaval 2020 fumbel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder