Dicas

Os animais domésticos são verdadeiros companheiros de seus tutores, por isso é cada vez mais comum ver donos passeando com seus DOGs ou felinos nos shoppings, demonstração perfeita de como são muito mais do que animais de estimação, são parceiros.
Os “rolês” são mais frequentes para cães do que para gatos, devido à característica independente dos felinos. Por esse motivo, os donos tem receio de levar seus companheiros para passear. Se seu gatinho tem o costume de dar umas escapadas de vez em quando pra tomar um sol, é possível que ele goste de dar umas voltinhas.
O “Príncipe Charlie” (@principe.charlie) é um exemplo de felino que adora passear. Com mais de sete mil seguidores, ele esbanja simpatia e mostra sua rotina diária, seus “looks”, sua festa de aniversário e até os restaurantes que frequenta no seu Instagram. Sua tutora, Paloma Tavernard, diz como foi iniciar esse processo de socialização do felino. “Colocamos a primeira coleira no Charlie quando ele tinha uns três meses e ele se jogou no chão. Para acostumá-lo, fomos passeando com ele em casa de coleira”, relata Paloma.
A personalidade forte do Príncipe ajudou nesse processo. A tutora do gato influencer conta que ele adora passear no shopping e que até fez uma festa de aniversário para o felino. A comemoração da troca de idade do Charlie ocorreu no Espaço Pet do Bosque Shopping Grão-Pará.
Cuidados - Como os felinos não tem a necessidade de socializar como os cães, por exemplo, precauções devem ser tomadas para que não deixe de ser uma diversão e acabe sendo um incômodo. Confira algumas dicas:
· Sempre use coleiras em seu bichano, para que ele não se machuque ou acabe fugindo. Escolha a mais confortável para a raça de seu gatinho e partiu passeio!
· Nos primeiros passeios, escolha um lugar mais tranquilo, como um jardim ou parque, para ele ir se acostumando aos poucos.
· Se seu gato não gostar de jeito nenhum da ideia de passear na rua, não insista! Lembre-se que o bem estar do seu bichano está sempre em primeiro lugar.
· Se ele esbarrar com outros animais na rua, mantenha-se calmo para ele se manter calmo também.
· Cuidado com as escadas rolantes! Ao passar com seu pet nesses locais, lembre-se sempre de carregá-lo.
“Sempre coloco a coleira e ando com a caixa de transporte. Ele ama a caixa de transporte, então, quando se sente assustado com algo a gente abre a bolsa de transporte dele, ele entra e se sente protegido”, aconselha Paloma.
O Shopping Bosque Grão-Pará possui um espaço amplo para a livre circulação dos bichanos. João Vyctor Fonseca, gerente de marketing do estabelecimento, conta que o Shopping preza pelo conforto e segurança do animal, de seus tutores e dos demais clientes. “O espaço é pensado para as pessoas que gostam de passear com seus animais, que na maioria das vezes são seus companheiros. Por isso, consideramos criar um local acessível e seguro para todos os frequentadores do shopping”, assegura o gerente.
Além das áreas comuns, há o Pet Park, no térreo do shopping. É um espaço onde ocorrem eventos voltados para os bichinhos, aniversários, e onde os Pets podem circular com maior liberdade. Além disso, o shopping possui painéis com itens de higiene como álcool em gel, lenços e sacolas plásticas, especialmente para os PETs.